Pesquisar notícia
sexta,
03 mai 2024
PUB
Cultura

Sardoal Jazz “Uma aposta ganha”

8/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

De cinco a sete do corrente mês, Sardoal foi palco de mais uma edição de Sardoal Jazz.

Segundo Miguel Borges, Presidente da Câmara deste concelho, este tipo de eventos, sem prejuízos de outros, tem a ver com “uma das apostas nas políticas culturais”.

Objetivos mais uma vez concretizados e “uma aposta ganha”, referiu o músico César Cardoso, elemento dos Desbundixie e mentor do Quarteto César Cardoso.

Pelo Sardoal o Jazz ouviu-se, desde os anos vinte até à atualidade, e contou com casa cheia todos os dias. Nem o dérbi futebolístico, conseguiu abanar a audiência desejada.

Nada há de melhor que um bom princípio, e, a banda “Desbundixie” deu um espetáculo memorável.

Apresentando-se na sua forma muito peculiar, no que respeita ao improviso, espalhou pela plateia musicais que se reportam e foram êxitos, há muitas décadas, de tal forma que, conseguiu por a assistência literalmente a cantar, e, no final, a ovacionar em pé.

Nestes dias, “percorremos quase cem anos de Jazz” como nos disse o músico César Cardoso, que salientou a admiração sentida, ao desafio levado a bom termo pela autarquia, neste tipo de eventos.

A apresentação e subsequente aposta neste tipo de espectáculos, Jazz, piano, teatro e outros que se avizinham, são uma demonstração nítida, de que, nem só os grandes centros são o cerne da avidez cultural. Muito pelo contrário, mais uma vez, se pode dizer e afirmar que “interioridade não é inferioridade é sim necessário, haver gente com vontade de arriscar, confiar e trazer aos pequenos concelhos algo diferente”, considerou o presidente da Câmara.  

Todos os dias de espectáculo, foram apreciados e agraciados com uma assistência multifacetada que acorreu ao Centro Cultural Gil Vicente, desde sardoalenses a pessoas de concelhos limítrofes e não só.

Vamos esperar pelos outros eventos, na esperança dum igual acolhimento e êxito.

Sérgio Figueiredo, estagiário ESTA