Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Constância

Caixa de manicure é a «Peça do mês» no Museu

5/03/2024 às 16:36
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, escolheu uma Caixa de manicure, como «Peça do mês» para estar em destaque numa das suas salas.

A peça deste mês de março é uma Caixa de manicure em madeira, que inclui um conjunto de artigos para tratamento e pintura de unhas, nomeadamente: um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte de unha, uma caneta branqueadora de unha, uma lixa de papelão, algodão e creme para cutículas. Tudo da marca SARANE.

No início do século XX no concelho de Constância, pela pobreza que se fazia sentir, a maioria das mulheres era obrigada a ter um trabalho. Neste período, Maria Lamas descreveu o trabalho feminino assim: «No povo não há, praticamente, mulheres domésticas. Todas trabalham, mais ou menos fora do lar. Quando não são operárias, são trabalhadoras rurais, vendedeiras, criadas de servir ou “mulheres-a-dias”. (….) Seria quase impossível mencionar todas as suas ocupações, que vão do roçar mato aos mais delicados bordados, sem contar com as grandes indústrias em que ela ocupa lugar predominante. Assim, não tendo a mulher comum poder económico para adquirir este tipo de objetos, considerado um luxo, esta caixa de manicure terá, provavelmente, pertencido a uma mulher de famílias abastadas.

Recorde-se que a «Peça do mês» está exposta numa das salas do museu, onde pode ser apreciada e a sua divulgação é efetuada através das páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.