Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
25 Abril

Sardoal celebra 50 anos de Abril com cinema, exposições, concertos e palestras

4/04/2024 às 09:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara do Sardoal promove ao longo do mês várias atividades para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, com cinema, exposições, concertos, palestras, além das cerimónias oficiais, anunciou o município.

O programa de comemorações do 25 de Abril em Sardoal, no distrito de Santarém, inicia-se hoje com o ciclo de cinema “50 anos de Abril”, com a exibição de três filmes no Centro Cultural Gil Vicente: “Cravos de Abril”, “Paredes Pintadas” e “O Medo à Espreita”.

Com início às 21:30 e dirigidos a toda a população, “Cravos de Abril”, o primeiro filme a ser exibido, “retrata, em forma documental, a história e a cronologia da Revolução dos Cravos (de 25 de Abril de 1974 a 01 de Maio de 1974) e o golpe de Estado Militar” levado a cabo na madrugada do dia 25 de abril, conduzido pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), “que depôs o regime vigente de ditadura do Estado Novo e teve a adesão em massa da população”.

A sessão contínua exibe de seguida ‘Paredes Pintadas’, filme que “mostra como as paredes e muros da cidade de Lisboa tornaram-se meio para celebrar e transmitir os ideais e palavras de ordem revolucionários” e fecha com ‘O Medo à Espreita’, que “mostra como em Portugal, ao longo de quase meio século, a PIDE/DGS foi a máquina atemorizadora que alimentou o poder do Estado Novo” e “constrói uma memória do medo e de um país onde viver era viver vigiado”.

O programa comemorativo continua dia 12 de abril, no Centro Cultural, com uma sessão dedicada a uma 'Perspetiva Histórica sobre o 25 de Abril', dinamizada pelo Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes.

A exposição “50 anos do 25 de Abril - Abril é mais futuro” abre ao público em 20 de abril, num momento que inclui a sessão “Conversas sobre Abril com um ex-preso político”, igualmente no Centro Cultural.

A Biblioteca Municipal, por sua vez, junta-se ao evento no dia 22 de abril, com a abertura da exposição “Emigração, Exílio e Canção de Protesto”, com o Agrupamento de Escolas de Sardoal a levar ao Centro Cultural, no dia 24, a exposição “Interpretar Abril”, seguida do sarau cultural “Abril depois de Abril”.

No dia das cerimónias oficiais, e em que a Revolução dos Cravos celebra 50 anos, as bandeiras serão hasteadas às 09:00, nos Paços do Concelho, e decorrerão diversas atividades desportivas, como a Corrida da Liberdade, um ‘peddy-paper’ e um torneio interconcelhio de escolinhas de futebol, com a Assembleia Municipal extraordinária dedicada aos 50 anos de Abril a ter início às 15:30, no Centro Cultural.

O programa comemorativo continua em 04 de maio, com Fernando Tordo a levar ao Centro Cultural o concerto “50 anos de Abril, parabéns a nós”, com as celebrações a encerrarem no dia 31 de outubro, com uma palestra e uma exposição, na Biblioteca Municipal.

Lusa

Palavras chave:
25 Abril Sardoal