Pesquisar notícia
quinta,
28 out 2021
PUB
Sociedade

Abrantes: Terceiro dia de buscas de idoso desaparecido com reforço de meios terrestres

12/03/2021 às 11:17
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

As buscas para encontrar o homem de 80 anos que desapareceu na última terça-feira foram retomadas esta manhã com mais um reforço de pessoal para as buscas terrestres, nomeadamente duas equipas de sapadores florestais da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

No briefing feito esta manhã, às 08:30, foram delineados os planos das buscas colocando o drone da PSP no ar na zona de Santa Luzia/S. Lourenço e a equipa cinotécnica da Unidade Especial de Polícia (UEP) na zona do Barro Vermelho / Fonte dos Pastores.

As equipas de sapadores florestais vão estar a acompanhar cada uma das unidades da polícia para ajudar nas buscas terrestres caso seja necessário.

De realçar que para além da PSP, Proteção Civil e Bombeiros de Abrantes, também a União das Freguesias de Abrantes e Alferrarede tem equipas no terreno num esforço que junta mais de três dezenas de operacionais.

Esta manhã, a família de José Louceiro, como é mais conhecido, acompanhou o briefing para perceber aquilo que já foi feito e o que as autoridades vão fazer esta sexta-feira.

A Antena Livre acompanhou a equipa de agentes da PSP que opera o drone. O local escolhido para levantar voo foi a urbanização de Santa Luzia. Uma zona alta que permite maior amplitude de comunicação entre os operadores e o aparelho.

Cada voo tem uma autonomia de baterias de cerca de 30 minutos, pelo que o terreno, mapeado através do Google, é sectorizado para permitir a cobertura de terreno decidida pelas autoridades.
Junto à viatura da equipa de drones estão elementos da Proteção Civil de Abrantes, dos sapadores florestais e da Junta de Freguesia que vão dando as indicações aos operadores. Aqui e ali é pedido um zoom para poder ver, no terreno, pontos mais sombrios ou com necessidade de um olhar mais próximo. Por exemplo ruínas de edifícios ou poços.

Equipas das buscas observam as imagens captadas pelo drone da PSP

Enquanto a equipa de busca aérea estava em Santa Luzia a equipa cinotécnica da UEP com quatro binómios estava a bater a zona do Barro Vermelho e Fonte dos Pastores. O procedimento é igual ao de ontem. Aliado à experiência dos agentes junta-se o faro e o treino dos cães que detetam partículas de odor humano e, caso o sintam, tentam logo seguir para a sua origem.

A zona onde a equipa cinotécnica andou ontem, em duas áreas próximas da habitação do homem desaparecido, não revelou qualquer pista adicional aquilo que já se sabe.
Há dois avistamentos considerados credíveis por parte da PSP. Um deles foi confirmado pelo genro que viu as imagens da bomba de gasolina do Pingo Doce e identificou o sogro cerca das 14:30 de terça-feira. E depois há um outro avistamento na Av. D. João I ainda nessa tarde.

A equipa cinotécnica da UEP coloca os binómios no terreno 

Ao que a Antena Livre conseguiu saber não tem havido qualquer outra pista de eventuais avistamentos reportados ás autoridades.

Recorde-se que família deu conta do desaparecimento de José António da Conceição Maria, mais conhecido por José Louceiro, na tarde de terça-feira. Na altura do desaparecimento, José António vestia camisa em xadrez verde, calças cinzentas escuras, boné branco e, de acordo com a família, e sofre de Alzheimer.

Se alguém viu este homem ou tem alguma informação que considere relevante deverá contactar a PSP, GNR ou os Bombeiros de Abrantes.

(ATUALIZAÇÃO: 11:00 de dia 12-03-2021)