Pesquisar notícia
sábado,
28 jan 2023
PUB
CIMAA

Conselho Intermunicipal faz avançar Barragem do Pisão

18/11/2022 às 15:58
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Teve lugar ontem, 17 de novembro, a penúltima reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo de 2022, no Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, em Fronteira, com a presença de autarcas dos 15 municípios que constituem a CIMAA.

Em destaque na ordem de trabalhos estiveram os pontos relacionados com o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (EAHFM do Crato), comummente conhecido como Barragem do Pisão.

Em sede de conselho intermunicipal, os autarcas do Alto Alentejo receberam um ponto de situação a propósito dos exigentes trabalhos e compromissos que é necessário garantir tendo em vista o total cumprimento da Declaração de Impacto Ambiental. À apreciação estiveram documentos relativos a várias vertentes e objetivos da futura barragem, como a sua capacidade hidráulica, as necessidades de desarborização e desmatação, tendo em vista a sua construção, ou a energia solar que será possível obter através do projeto.

“Deu-se uma vez mais prova da união e concertação de todos os responsáveis políticos do Alto Alentejo em torno deste projeto estruturante que mudará indelevelmente a face do território, tornando-o autossuficiente em termos de produção agroalimentar e energética e trazendo várias oportunidades de criação de emprego e captação de investimento”, avança a CIMAA em nota de imprensa.

Em destaque esteve também a apresentação e apreciação do Plano de Ação da CIMAA para o 2023, que se afigura “fundamental” para esta comunidade intermunicipal.

Desde logo pela importância de dar continuidade ao projeto da Barragem do Pisão e a implementação do PRR no território. Depois, porque 2023 será fundamental para que a CIMAA, “apesar de continuar na linha da frente da execução do Alentejo 2020, possa fechar este ciclo com todo o sucesso possível, enquanto prepara o Alentejo 2030”. Finalmente, porque será também durante o próximo ano que a CIMAA concluirá a transferência física para a nova sede em Portalegre, “onde terá mais e melhores condições de trabalho para continuar a servir o Alto Alentejo”.

A última reunião do Conselho Intermunicipal de 2022 terá lugar em Marvão, no dia 15 de dezembro.

Foto: CIMAA