Pesquisar notícia
quinta,
15 jan 2026
PUB

Oeste e Vale do Tejo NERSANT e AIRO reforçam cooperação no contexto da nova NUT

15/01/2026 às 10:06
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria reuniu no dia 9 de janeiro com a AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste com o objetivo de reforçar a cooperação institucional entre as duas associações, num momento marcado pela criação da NUT II Oeste e Vale do Tejo, que estabelece um novo enquadramento territorial, estratégico e institucional para o desenvolvimento económico regional.

O encontro permitiu alinhar posições quanto à importância de uma atuação articulada e cooperante neste novo contexto, potenciando sinergias entre os territórios do Médio Tejo, Lezíria do Tejo e Oeste. As duas associações, reconhecidas como entidades de referência nos respetivos territórios, partilham uma visão comum quanto à necessidade de reforçar a competitividade, inovação, internacionalização e sustentabilidade do tecido empresarial da região.

No âmbito da reunião, foi analisada a intenção de cooperação estratégica e institucional entre a NERSANT e a AIRO, visando o desenvolvimento conjunto de iniciativas de apoio às empresas da NUT Oeste e Vale do Tejo, bem como a concertação de tomadas de posição conjuntas em matérias estruturantes para o desenvolvimento económico regional.

Entre os domínios de cooperação em análise encontram-se áreas como a competitividade, inovação, internacionalização, empreendedorismo, formação e qualificação de recursos humanos, digitalização, sustentabilidade e transição energética. Está igualmente prevista a colaboração na análise, divulgação e acompanhamento de programas de financiamento nacionais e europeus, bem como a organização conjunta de eventos, ações promocionais, missões empresariais, seminários e fóruns de debate.

Para além disso, foi ainda discutida a possibilidade de elaboração e subscrição de posições institucionais conjuntas e contributos para políticas públicas estruturantes para o tecido empresarial da região, promovendo uma maior representatividade institucional e capacidade de influência junto das entidades decisoras.