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Vila de Rei: Teleassistência Domiciliária conta com 35 utilizadores e tende a aumentar

25/07/2018 às 00:00
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Lançado em 2012 pela Câmara Municipal de Vila de Rei, na altura como projeto-piloto, o serviço de Teleassistência depressa se tornou um sucesso e tem vindo a recolher cada vez mais interessados.

Num território desertificado e com aldeias isoladas, a Autarquia lançou o serviço que permite, através de um botão de emergência ligado a uma Central de Assistência, disponível 24 horas e 365 dias por ano, a que a pessoa tenha a garantia de ajuda imediata para o seu problema.

Na última reunião do Executivo, foi aprovada a atribuição de mais um serviço e o presidente da Câmara Municipal classifica estes anos de Teleassistência em Vila de Rei com um balanço “extremamente positivo”.

“Este aparelho de Teleassistência tem ajudado muito os nossos idosos, principalmente os que estão isolados. É para continuar e temos que melhorar este serviço porque a tecnologia é cada vez melhor e já estamos com uma empresa a fazer esses melhoramentos”, adiantou Ricardo Aires.

A Teleassistência não é só dirigida aos idosos que estão isolados “porque há pessoas que estão a querer esse aparelho para se sentirem mais seguras e, muitas vezes, serve para combater a solidão, principalmente à noite, quando podem falar um bocadinho com a pessoa que está do outro lado”.

Atualmente, são 35 os utilizadores do serviço de Teleassistência mas o número tende a aumentar pois, como explicou o presidente, “agora sãos filhos que estão a viver fora que nos pedem o aparelho, por uma questão de segurança dos pais”.

Ricardo Aires contou que “este serviço já serviu para afugentar algumas pessoas que não são bem-vindas” pois também está em contacto direto com as autoridades que, “através do sinal de GPS, sabem automaticamente onde está o aparelho” que foi acionado.

O serviço de Teleassistência Domiciliária HELPPHONE é um serviço de assistência permanente, baseado numa central de atendimento telefónico vocacionada para responder a qualquer situação de emergência, através de um sistema de comunicação rápido e seguro sem a necessidade da existência de um telefone ao alcance da mão, assegurando a resposta aos seus contactos 24 horas por dia, 365 dias por ano.