Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
Incêndios

Município de Abrantes reforça apoio às freguesias para kits de primeira intervenção

4/04/2024 às 17:48
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, por unanimidade, na reunião de 2 de abril, o apoio aos kits de primeira intervenção contra incêndios, para o ano de 2024, através da celebração de contratos interadministrativos com 11 juntas de freguesia, representando um investimento total de 180 mil euros.

Segundo indicou o presidente da Câmara de Abrantes, o Município reforçou o apoio aos kits de primeira intervenção contra incêndios com mais 15 mil euros do que em 2023, uma vez este ano a Junta de Freguesia de Alvega e Concavada mostrou interesse em integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do concelho.

Os contratos interadministrativos para melhor desempenho de atribuições em matéria de Proteção Civil, será celebrado com as Juntas de Freguesia de Abrantes e Alferrarede; Aldeia do Mato e Souto; Alvega e Concavada; Bemposta; Mouriscas; Rio de Moinhos; Facundo e Vale das Mós; Tramagal; Carvalhal; Fontes e Pego. A cada Junta de Freguesia será dado um apoio de 15 mil euros.

Na apresentação dos contratos o autarca indicou que entre 2019 e 2023, o Município investiu um total de 922 mil euros nestes dispositivos.

As carrinhas ligeiras das referidas juntas de freguesia integram o DECIR municipal, para responder de forma mais rápida ao ataque aos incêndios rurais até que cheguem meios dos bombeiros. Tem sido verificado que a atuação rápida traduz-se numa mais-valia para evitar que as ignições ganhem dimensão.

Os sistemas são constituídos por uma viatura de caixa aberta equipadas com depósito com capacidade de 600 litros de água, moto-bomba e mangueiras que permitem este ataque inicial. De referir que entre 1 de junho e 30 de outubro todas as viaturas são geridas pelo comandante dos Bombeiros de Abrantes e nos dias de alerta laranja ou vermelho são pré-posicionadas em locais definidos pelo comando.

Ainda no âmbito da Proteção Civil, foi também aprovado, por unanimidade, uma despesa de 7.500 euros para a celebração de mais cinco protocolos, no âmbito do DECIR 2024, mas com as associações de caçadores do concelho que possuem kits de primeira intervenção, semelhantes aos das juntas de freguesia.

AAssociação de Caçadores de Alvega e Concavada; Associação de Caçadores de Mouriscas; Associação de Caçadores de Martinchel; Associação de Caçadores de São Facundo e Vale das Mós e Associação de Caçadores de Arreciadas vão integrar este sistema municipal. Os operacionais das associações de caçadores recebem formação facultada pelos Bombeiros Voluntários de Abrantes e recebem instruções de atuação do Comandante dos Bombeiros de Abrantes, sempre que integrados num teatro de operações.

Para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “este é um trabalho de equipa exemplar, a nível nacional e internacional”.