Pesquisar notícia
sexta,
30 jan 2026
PUB

Depressão Kristin Mação continua com constrangimentos na eletricidade e comunicações

30/01/2026 às 08:56
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Depois da tempestade as autoridades continuam no terreno em trabalhos de limpeza de vias e a identificar os problemas mais graves causados pela passagem da Depressão Kristin.

Em Mação, que ativou o Plano Municipal de Emergência, José Fernando Martins já tinha defendido a declaração de Calamidade, situação que aconteceu ontem à tarde.

Neste concelho, de acordo com informação do Município ao final do dia de ontem (quinta-feira, 29 de janeiro), já é possível circular em todas as estradas do concelho, no entanto, há o alerta de que não será possível circular por vias em terra batida porque existem muitas árvores tombadas.

As muitas casas afetadas já se encontram parcial ou totalmente recuperadas pelos seus proprietários, embora existam casas de segunda habitação, com muitos problemas nos telhados por resolver.

Foram validadas pelos Serviços da Ação Social do Município com o apoio do CLDS e Radar Social, 29 habitações que ficaram sem condições de habitabilidade nas freguesias de Cardigos, Amêndoa, Carvoeiro e União de Freguesias, nas quais residiam 37 pessoas. Estão todas devidamente acomodadas e não há qualquer ferido a registar.

Ontem à noite toda a zona sul do concelho até à zona de Chão de Codes, Aldeia de Eiras e Carvoeiro já tinham eletricidade e comunicações, com exceção da zona de Envendos que não tinha ainda comunicações.

De acordo com o Município não havia ontem qualquer previsão para a retoma da eletricidade e comunicações.

O Município indica ainda que os cemitérios de Mação, Santos, Envendos, Carvoeiro, Amêndoa e Cardigos estão encerrados para visita, por motivo de destruição de alguns espaços.

De acordo com o mesmo relatório existem também muitos equipamentos municipais que estão danificados.

Em Mação o Parque de Merenda do Brejo está destruído. Num vídeo o presidente da União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira dava conta, com tristeza, da destruição daquele espaço de lazer na encosta da Serra do Bando.