Pesquisar notícia
sábado,
04 mai 2024
PUB
Concelhos

TAGUS/24 anos: “Temos produtores que estão a ganhar escala, a modernizar-se e têm aparecido novos beneficiários”

23/11/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Conceição Pereira, técnica coordenadora da TAGUS

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, que opera nos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, ao longo destes 24 anos de existência tem desenvolvido várias ações destinadas à promoção e comercialização dos produtos regionais.

Em parceria com os três Município, a TAGUS dinamiza três lojas onde são promovidos e comercializados os produtos. O espaço Cá da Terra, em Sardoal, a loja Camões com Sabor, em Constância e o Welcome Center, em Abrantes. Nestes três locais é possível encontrar uma diversidade enorme de azeites, vinhos, doces, queijos, enchidos, mel e artesanato provenientes de Sardoal, Abrantes e Constância.

“São espaços muito bem situados para que haja uma relação estreita com o turista. A lógica destes espaços comerciais é que a aquisição dos produtos seja efetuada ao preço que é vendido junto produtor. Não existe qualquer competitividade entre os espaços comerciais desta parceria ou diretamente com o produtor”, explicou Conceição Pereira, técnica coordenadora da TAGUS.

Em entrevista ao JA, a responsável referiu que o turista é o principal cliente das três lojas, mas a procura dos cidadãos da região também é uma constante. Contudo, são espaços que “precisam muito da intervenção dos parceiros, de ações de dinamização e de criar dinâmicas como as que a TAGUS já promove, como sejam as ações de prova, os cabazes de natal, etc. Precisam de muita dinâmica e promoção, porque também não dispõem de produtos que consumimos recorrentemente”.

Espaço Cá da Terra em Sardoal

Novos produtos e produtores

Devido aos programas de apoio que a TAGUS dispõe, têm surgido novos produtos e produtores pelo território.

Conceição Pereira conta que essa aposta tem acontecido na área dos vinhos e não só. “Até ao momento, tínhamos aqueles que só produziam vinho tinto e passaram a produzir vinho branco ou só tinham os enchidos de determinadas carnes e experimentaram com novos constituintes”, afirmou, dando conta que “a TAGUS tem apoiado no lançamento de “novos produtos, imagens mais apelativas, linhas de produção com muito mais eficiência e eficácia e na modernização e expansão” de novos negócios.

“Temos produtores que estão a ganhar escala, a modernizar-se e têm aparecido novos beneficiários. Com as novas linhas de ação na Agricultura estão a aparecer novos beneficiários nessa área. A TAGUS nunca trabalhou diretamente com a agricultura, com agricultores que produzem produtos agrícolas e produção primária”, lembrou a técnica coordenadora.

Quanto às ações de promoção dos produtos regionais, Conceição Pereira admite que a TAGUS tem levado por diante “uma diversidade muito grande de ações, desde presenças em eventos nacionais como a SISAB ou a FIA. Temos o comércio destes produtos feito nas lojas ou no nosso projeto do Intendente - que é um espaço comercial que nós temos em parceria com outras associações, onde damos a conhecer os nossos produtos”.

“Temos a Feira de Doçaria que é outro evento que realizamos em parceria com o Município de Abrantes, a Feira do Fumeiro que realizávamos no Sardoal, a participação nos mercados no edifício Millennium, a promoção dos Mercados Ribeirinhos que agora estão estagnados, mas que podem regressar um dia, entre outros eventos. Muitas destas iniciativas têm caracter de continuidade porque já integraram a estratégia da TAGUS e elas próprias já criaram hábito junto das pessoas”, salientou a responsável.

Por último, Conceição Pereira afirmou que é objetivo da TAGUS “continuar a dar a conhecer os nossos produtos; abrir novos avisos, conseguir novos beneficiários e produtos e que esses produtos consigam a sua expansão e modernização através dos avisos; criar dinâmicas de comercialização dos produtos locais como é o caso da loja do Intente e desenvolver projetos de cooperação adquirindo experiências em outros territórios e países”.

A TAGUS tem agora sede no antigo edifício do GAT na cidade de Abrantes. A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior comemora hoje, pelas 17h00, na Quinta da Eira Velha, em Aldeia do Mato, Abrantes, 24 anos de existência em prol do desenvolvimento rural do Ribatejo Interior.

Joana Margarida Carvalho