Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
CIM Médio Tejo

Projeto da sinalética dos Caminhos de Fátima vai avançar

29/12/2020 às 17:10
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Imagem ilustrativa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo avança com o Projeto das Sinaléticas dos Caminhos de Fátima, um dos concelhos mais turísticos da região do Médio Tejo, devido a sua conotação religiosa e turística.

Segundo a CIM, Fátima tem sido uma área fulcral no âmbito de afirmação territorial do Médio Tejo e já tem vários projetos para dinamizar a área. Com esse propósito, a CIM do Médio Tejo e o Centro Nacional de Cultura, entidade responsável pelos Caminhos de Fátima a nível nacional, tem organizado reuniões para se poder avançar com o Projeto de Sinalética dos Caminhos de Fátima.

No passado dia 17 de dezembro, no Conselho Intermunicipal do Médio Tejo, foi aprovado o protocolo entre a CIM e o Centro Nacional da Cultura. A CIM comprometeu-se assim a ajudar no Projeto dos Caminhos de Fátima no Médio Tejo, através da implementação de caminhos, dos trabalhos de intervenção e sinalização do terreno e da gestão e manutenção do mesmo.

Também serão criados os Caminhos de Santiago, no território do Médio Tejo, nos concelhos de Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere.

Os Caminhos de Fátima existem desde 1996 e são um itinerário que une a religião com a cultura e pode ser feito de diversos pontos de Fátima, acabando no Santuário. O objetivo deste percurso é unir quem lá passa com a espiritualidade, com a natureza e com toda a temática religiosa e cultural. Outro objetivo é garantir a segurança dos peregrinos, que na sua maioria utilizam as estradas para chegar ao Santuário.

Em breve a CIM irá divulgar os novos caminhos, mas pode encontrar os caminhos já existentes no site: www.caminhosdefatima.org.