Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Abrantes

IP investe 2,8 ME no reforço de Ponte Ferroviária sobre o Tejo em Abrantes

18/11/2021 às 11:38
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 2,8 milhões de euros no reforço e proteção das fundações da Ponte Ferroviária sobre o Tejo, da Linha da Beira Baixa, em Abrantes, tendo consignado a empreitada na quarta-feira, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a IP dá conta de que as obras de reforço e proteção das fundações da ponte, localizada no distrito de Santarém, ao quilómetro 2,930 da Linha da Beira Baixa, têm um prazo de execução de 600 dias (20 meses), que começou a ser contado na quarta-feira, 17 de novembro.

A empreitada, que tem como objetivo a “melhoria das condições estruturais” daquela ponte centenária, irá envolver, entre outros, trabalhos ao nível da “reabilitação dos aparelhos de apoio, reparação das alvenarias e cantarias dos pilares e encontros, proteção dos pilares (do P2 a P6), e execução de prismas de enrocamento de proteção contra a erosão, em torno de todos os pilares”.

Para a intervenção no troço que liga Abrantes à Guarda “não será necessário implementar restrições à circulação ferroviária”, refere a IP.

A ponte em causa cruza o rio Tejo no troço entre as estações de Abrantes e Alferrarede, foi construída em 1889 e entrou ao serviço em 1891. Com um comprimento de 428 metros, foi construída em metal, sendo parte da linha ferroviária da Beira Baixa.

A Ponte do Tejo na Linha da Beira Baixa foi objeto de uma intervenção de reforço em 1988, de modo a permitir a introdução de eletrificação na via.

O concurso público para adjudicação da obra foi publicado em 22 de janeiro de 2021 em Diário da República, com um preço base de 3,5 milhões de euros.

Lusa