Pesquisar notícia
quarta,
04 fev 2026
PUB

Médio Tejo Caudais dos rios podem vir a subir. Pede-se prevenção e atenção às populações ribeirinhas (C/ Áudio)

4/02/2026 às 13:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Ao final desta manhã, dia 4 de fevereiro, o comandante do Sub-Comando Regional do Médio Tejo, David Lobato, fez um ponto de situação relativamente aos caudais dos rios e à capacidade de encaixe das barragens nos rios Tejo e Zêzere.

Continuam as operações de monitorização dos rios mas, para já, as atenções estão mais viradas para Espanha, com a possibilidade da barragem de Alcantara começar a debitar. Segundo David Lobato, as previsões para os próximos dias, não são animadoras.

As atenções estão viradas para os rios e ribeiras. Apela-se à prevenção da população que vive em zonas ribeirinhas para que possa estar preparada em caso da subida dos caudais.

David Lobato, comandante sub-regional do Médio Tejo

Num balanço dos constrangimentos que se mantêm na região devido ao mau tempo, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo dá conta da submersão da estrada municipal 570 em Torres Novas, da submersão da Estrada Rural Ribeira Branca – Zibreira e Casal da Pinheira e ainda do acesso ao Moinho da Cova, pois a ponte está submersa. No Entroncamento, a EM1179 está interditada ao trânsito.

Há zonas parcialmente inundadas em Abrantes, com a Estação de canoagem de Alvega parcialmente inundada na Zona Verde.

Em Sardoal, está inundada a área de lazer da Lapa (na margem esquerda). Em Constância, verifica-se a submersão do parque de estacionamento e da Rua do Tejo. Já a Estrada do Campo – Ribeira de Alcolobre encontra-se parcialmente inundada.

E em Vila Nova da Barquinha, estão totalmente submersos o estacionamento e o Cais do Almourol, o Cais de Tancos está parcialmente inundado e o Parque Ribeirinho está interdito.