Pesquisar notícia
quinta,
07 jul 2022
PUB
Sociedade

Incêndio em Mivaqueiro em resolução (C/ÁUDIO ATUALIZADA)

18/06/2022 às 18:18
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

20:25

Três horas depois da ignição, o fogo de Mivaqueiro, localidade do concelho de Sardoal, foi dado como em resolução às 20:07. Mesmo assim às 20:26 ainda estavam no teatro de operações 2 meios aéreos com 138 operacionais apoiados por 43 viaturas.

De notar que às 19:30 deflagou um outro incêndio na freguesia de Fontes, concelho de Abrantes, que fez deslocar ao local 5 viaturas e 19 operacionais. Este incêndio foi dado como em conlusão às 20:25

19:30 

Ainda não está dado como controlado, mas o incêndio que deflagrou pouco antes das 17 horas no Mivaqueiro, concelho de Sardoal, começa a ceder aos muitos meios que foram acionados para o teatro de operações.

De acordo com Jorge Gaspar, vice-presidente da Câmara Municipal de Sardoal, que está no posto de comando o fogo evoluiu de forma violenta por causa do vento forte que se fazia sentir, mas os meios deslocados estão a conseguir combater as chamas. Jorge Gaspar destacou o papel fundamental dos meios aéreos, nomeadamente dois aviões fire-box, que fazem descargas em carrocel nos flancos do fogo permitindo o avanço dos meios terrestres.

O fogo ficou ainda longe da Estrada Nacional 2, o que era uma das preocupações dos operacionais. O fogo começou mais perto do Mivaqueiro e evoluiu para leste em direção a Valongo e Venda Nova, mas sem chegar perto das povoações.

De notar que apesar de o fogo estar a ceder aos meios vai ser uma noite longa no concelho de Sardoal, para se fazer todo o trabalho de rescaldo.

Às 19:30 estavam no teatro de operações 155 operacionais apoiados por 45 viaturas e 7 meios aéreos.

A queda das temperaturas, que se faz sentir, uma diminuição da intensidade do vento e o aumento da humidade no ar poderá dar uma ajuda muito forte aos operacionais que combatem o incêndio que, recorde-se, teve a ignição às 16:55.

Jorge Gaspar - vice-presidente CM Sardoal

18:36

Reforço de meios. São 8 meios aéreos, 36 viaturas e 140 operacionais.

Crédito foto: Telmo Gomes

18:20

Reforço de meios. Há 8 meios aéreos no teatro de operações, 28 viaturas e 125 operacionais

18:00

Há um florestal a preocupar os bombeiros neste sábado no concelho de Sardoal.

O fogo que começou perto de Mivaqueiro, aldeia próxima de Santiago de Montalegre, começou a ganhar dimensão por causa do vento forte que se fazia sentir.

De imediato os bombeiros acorreram ao local, com uma força musculada, mas mesmo assim às 18 horas o incêndio estava ainda a causar preocupações, de acordo com Jorge Gaspar, vice-presidente da Câmara Municipal de Sardoal. A maior preocupação estava a ser o vento intenso e o facto de o fogo estar entre as localidades de Mivaqueiro e Valongo. Mesmo assim Jorge Gaspar disse quem às 18 horas, o incêndio ainda estava longe da Estrada Nacional 2.

De referir que às 18 horas estavam acionados para o teatro de operações 121 operacionais, auxiliados por 27 viaturas e 6 meios aéreos, incluindo um helicóptero pesado Kamov.

(Atualizada às 18:10)