Pesquisar notícia
sábado,
04 mai 2024
PUB
Sociedade

Constância: CEME entrega Estandarte Nacional à 10ª Força Nacional Destacada no Iraque

10/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

São 30 os militares que compõem a 10ª Força Nacional Destacada no Iraque que receberam esta quinta-feira o Estandarte Nacional pelas mãos do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general José Nunes da Fonseca.

A cerimónia decorreu em Constância, junto à margem do rio Tejo, e no discurso do comandante da 10ª Força Nacional Destacada, no quadro da Operation Inherent Resolve, o major de Cavalaria Miguel Capelo disse-se “cientes da prioridade que o Exército atribui ao cumprimento da nobre missão que nos incumbe, o apoio à formação e treino das Forças Armadas iraquianas”.

É este destacamento da Brigada Mecanizada que irá representar Portugal e o comandante garantiu que “os militares do 10ª contingente tudo farão para que a honra e o brio desta Brigada se mantenham patenteados ao mais alto nível”.

Miguel Capelo dirigiu-se depois aos familiares dos militares destacados e agradeceu a estabilidade familiar para “ultrapassar os obstáculos e as dificuldades, bem como atingir os objetivos”.

O comandante da 10ª Força Nacional Destacada falou depois para os militares, lembrando-lhes que fazem parte “do esforço internacional para estabilizar o Iraque” e pediu para que mantenham “permanentemente a exigência, o rigor, o profissionalismo, o empenho e a dedicação no planeamento, coordenação e execução das sessões de formação que serão por nós ministradas”.

Miguel Capelo reconheceu a consciência de que “o nosso trabalho naquele país não está isento de riscos” mas também referiu que “ao longo dos últimos meses, planeámos e realizámos um conjunto de atividades que visaram desenvolver e adquirir conhecimentos e capacidades, orientados para as exigências do teatro de operações”.

O comandante concluiu, falando de “jovens quadros munidos de uma incrível vontade de cumprir e fazer bem, com forte espírito de missão, camaradagem e responsabilidade” que construiram “uma força coesa que espelha a competência dos militares portugueses e a refulgência de Portugal”.

Já o Chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, falou da “importância e simbolismo” da entrega do Estandarte Nacional ao contingente que em breve irá para o Iraque e destacou os desempenhos anteriores dos militares portugueses em missões no estrangeiro.

“Os contingentes militares projetados por Portugal, operam em prol da política de defesa nacional e de segurança do Estado além fronteiras contribuindo para o fortalecimento da solidariedade internacional”, afirmou o CEME, assegurando que “os distintos desempenhos das nossas forças nacionais destacadas nos mais diversos teatros de operações, são publicamente reconhecidos por relevantes entidades nacionais e internacionais”.

José Nunes da Fonseca confirmou que o objetivo da missão é o combate ao terrorismo, integrando uma coligação internacional de mais de 40 países. “O 10º contingente emana das unidades da Brigada Mecanizada (…) cujo objetivo é combater o terrorismo, no sentido da reposição da estabilidade e da segurança no Iraque”, declarou.

O Chefe do Estado-Maior do Exército também agradeceu o apoio dos familiares dos militares e garantiu que estes terão todo o apoio do Exército para superar os desafios que se lhes apresentem.

A 10ª Força Nacional Destacada Operation Inherent Resolve recebeu o Estandarte Nacional das mãos do Chefe do Estado-Maior do Exército e seguirá em breve para o Iraque.