Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Sociedade

Chefs de cozinha criam gelado para sobremesa em Abrantes em tempos de pandemia (C/ÁUDIO E VÍDEO)

10/09/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Em tempos de pandemia dois chefes de cozinha juntaram-se por uma amizade de muitos anos. A chef Margarida Bessa Rego veio a Abrantes passar uns dias, a casa do chef Vitor Felisberto. Apesar de terem linhas de cozinha distintas, a paixão que os une é a mesma. Escolher e combinar ingredientes e soltar a criatividade dos sabores. A cozinha é uma paixão que se faz com todos os ingredientes.

Numa conversa aberta e franca Margarida Bessa Rego deixa muito de si e daquilo que é a paixão pelo mar, pela costa e pelo tratamento de tudo aquilo que pode entrar na bancada para ser tratado e apresentado ao cliente. É essa, aliás, a essência de quem cozinha: a satisfação do cliente.

Margarida Bessa Rego, com a sua boa disposição sempre presente não tem qualquer tabu em falar daquilo que a faz feliz e salienta que uma boa prova gastronómica assenta no sabor, no cheiro e no olhar. Ou não estivesse ali sempre presente a expressão bem portuguesa “os olhos também comem”.

Margarida Bessa Rego diz que nesta sua estada por terras abrantinas notou algumas dificuldades em encontrar alguns ingredientes. É que, se nos produtos frescos, há qualidade a alguma escolha já noutros, como cogumelos desidratados, pode não os encontrar. E a pergunta impunha-se, se não há cogumelos desidratados como se confeciona o prato? Margarida responde com a naturalidade de quem não se preocupa. “Não há esse ingrediente junta-se outro. Esse é um dos fatores que fazem da cozinha uma paixão”, garante a chef que acrescenta logo que cozinhar é um processo criativo.

Aliás, Margarida Bessa Rego, diz que “qualquer um pode cozinhar, no entanto, nem todos conseguem”.

A chef tem na costa ocidental portuguesa a sua grande paixão que diz não estar descoberta. Aliás, parece um contra senso, pois a costa é muito turística. A chef concorda, mas depois diz que há “um mundo por descobrir”. E dá exemplos concretos. Se nas carnes temos a certificação de espécies e de regiões “no mar temos o quê?” E ao mesmo tempo, diz que Portugal tem a melhor gastronomia do mundo, mas os “peixes ainda têm muito para descobrir”.

Um gelado criado em Abrantes

Ao longo destes dias Margarida Bessa Rego tem-se divertido com o Vitor Felisberto. Afinal falam a mesma linguagem. E diz “não me admiro nada se daqui a uns tempos, cada um num local diferente não estaremos a aplicar nas nossas criações experiências destes dias”.

Nestes dias em Abrantes os dois chefs vão fazendo os pratos e criaram um doce que já está na carta do restaurante Casa Vitor Felisberto. Foi um acaso a criação deste novo gelado. “Fizemos um arroz-doce que ficou muito aberto. Desse creme fizemos um gelado. Depois veio a criação”, explica Vitor Felisberto. “Um gelado de arroz-doce com caramelo salgado, frutos secos a duas mãos” foi o que os dois chefs criaram acrescentando a criatividade na apresentação.