Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Sardoal

Alunos realizam Marcha pela Paz e ação de solidariedade

16/03/2022 às 12:48
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Associação de Estudantes e o Projeto eTwinnin do Agrupamento de Escolas de Sardoal, com o apoio da Direção do Agrupamento, levaram a cabo uma Marcha pela Paz na passada sexta-feira, 11 de março, pelas ruas de Sardoal. A iniciativa foi aberta à comunidade sardoalense e contou com a presença de 400 pessoas, entre alunos, professores, auxiliares de ação educativa, vereadores e funcionários da autarquia, pessoas anónimas que se quiseram juntar ao cortejo. Os alunos vestiam as cores da bandeira da Ucrânia e exibiam cartazes alusivos à paz.

O momento mais alto ocorreu na varanda dos Paços do Concelho, onde foram proferidos os discursos da paz, protagonizados por Mariana Arrais e José Simões, em representação da Associação de Estudantes, Ana Paula Sardinha, diretora do Agrupamento e Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal. Foi realizado um cordão humano e guardado um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra na Ucrânia.

Também motivados pela injusta e imoral guerra da Ucrânia, o Agrupamento de Escolas de Sardoal, a Associação de Estudantes e o Projeto eTwinning resolveram associar-se à onda nacional de solidariedade em prol dos refugiados “e do povo mártir da Ucrânia”.

De 1 a 15 de março, promoveram uma campanha de acolhimento de bens de primeira necessidade onde se recolheu quase uma tonelada de bens, entre vestuário, calçado e agasalhos, roupa quente, produtos de higiene, alimentação variada, medicamentos, primeiros socorros e produtos para bebés que foi entregue à Cruz Vermelha Portuguesa que os levará até à Ucrânia.

“Um grande obrigado a toda a comunidade sardoalense que apoiou de forma massiva esta iniciativa e às voluntárias seniores da CLDS 4G SER Sardoal que ajudaram na triagem dos produtos recebidos”, referem, em comunicado.

 Fotos: Escola de Sardoal