Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Incêndios

Rede Politécnica A23 promove ações de fogo controlado

16/02/2023 às 12:15
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto ilustrativa

A Rede Politécnica A23, um consórcio liderado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e que integra ainda os politécnicos da Guarda e de Tomar, promoveu duas ações de fogo controlado para conferir aos formandos conhecimentos para estas operações.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) referiu que as ações de fogo controlado decorreram durante dois dias, no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, e reuniram equipas de Sapadores Florestais da CIMBB e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e formandos da Rede Politécnica A23.

“Esta iniciativa decorreu no âmbito das ações de micro-credenciação em fogo controlado, previstas na Rede Politécnica A23, que têm como objetivo conferir, aos formandos, conhecimentos, capacidades e habilitação para o planeamento, execução e avaliação de operações de uso do fogo controlado”.

A parcela onde foi executada a operação de fogo controlado está contemplada no Plano de Fogo Controlado da Beira Baixa (PFCBB), elaborado pela CIMBB em 2021, e apresenta uma área de intervenção total de 573,45 hectares, distribuída por 62 parcelas individuais do território da Beira Baixa.

O objetivo do PFCBB é promover a dinamização da técnica do fogo controlado na Beira Baixa, território sem histórico ou baixa execução, sobretudo em áreas de alta e muito alta perigosidade de incêndio rural.

Em simultâneo, pretende-se promover a utilização de fogo controlado em sub-coberto florestal, particularmente em povoamentos de pinheiro bravo, “com o objetivo específico de reduzir carga de combustível nas parcelas a intervir, com a consequente proteção aos povoamentos florestais aí existentes”.

A CIMBB sublinhou ainda que, a médio prazo, pretende dinamizar e executar ações de fogo controlado na Beira Baixa em grande escala.

Estas ações visam diminuir a carga de combustível à escala da paisagem, com a participação de vários intervenientes, e em particular dos agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Além do objetivo preventivo, a CIMBB quer que se constituam “como ações de reforço de formação, de treino operacional, de coordenação e integração na supressão”.

A Rede Politécnica A23 incorpora uma rede de cerca de 60 entidades parceiras, nomeadamente empresas, instituições, comunidades intermunicipais, autarquias, associações empresariais, agrupamentos de escolas, empresas e instituições públicas.

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Lusa