Pesquisar notícia
domingo,
26 mai 2024
PUB
CHMT

Lisboa e Vale do Tejo com 8 urgências de pediatria abertas 24 horas no verão

16/06/2023 às 09:02
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Oito das 14 urgências de pediatria da região de Lisboa vão estar abertas 24 horas no Verão, entre julho e setembro, três vão encerrar às 21:00 e outras têm constrangimentos previstos, segundo deliberação da direção executiva do SNS.

Abertos 24 horas vão estar os serviços do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha, Hospital Distrital de Santarém, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – Hospital D. Estefânia, Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), Hospital de Vila Franca de Xira e Hospital de Cascais.

"Os horários são definidos para o período de 1 de julho a 30 de setembro de 2023, devendo ser revistos, em função da experiência do modelo, da variação da procura e da disponibilidade de recursos humanos", lê-se na deliberação assinada pelo Diretor Executivo da DE-SNS, Fernando Araújo.

A deliberação prevê para a Cidade de Lisboa, entre julho e setembro, cinco Serviços de Urgência de Pediatria a funcionar de forma ininterrupta sete dias/semana e dois apenas durante o período diurno (um com encerramento aos fins de semana).

Na área do Ribatejo e Oeste da Região de Lisboa e Vale do Tejo estão previstos dois Serviços de Urgência de Pediatria a funcionar de forma ininterrupta e um a funcionar durante o período diurno e um com suspensão da atividade de forma rotativa aos fins de semana.

Já na Península de Setúbal, prevê-se um Serviço de Urgência de Pediatria a funcionar de forma ininterrupta e dois - Centro Hospitalar Barreiro Montijo e Centro Hospitalar de Setúbal - a funcionar com suspensões rotativas da atividade, coincidentes com períodos de suspensão da atividade do bloco de partos, mas assegurando sempre a abertura em permanência de pelo menos dois serviços em pleno funcionamento na Península de Setúbal.

Abertos das 09-21h (horário para a admissão de doentes) vão estar o Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Torres Vedras, o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Unidade de São Francisco Xavier (horário para a admissão de doentes até às 22h) e Hospital de Loures (*suspende atividade de sexta-feira a domingo).

No Centro Hospitalar do Médio Tejo - Unidade de Torres Novas está prevista a suspensão da atividade ao fim de semana de 15 em 15 dias.

Lusa