Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Transportes Públicos

Todos os Jovens estudantes vão ter passe gratuito no Médio Tejo (c/áudio)

19/03/2024 às 18:55
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A partir do próximo dia 1 de abril, está disponível o passe de rede gratuito jovem estudante Médio Tejo, chamado MEIO JOVEM.
Com este passe, os jovens estudantes vão poder viajar, gratuitamente, em toda a rede nos serviços Meio, ou seja, passam a poder circular nos transportes urbanos, interurbanos e entre os concelhos abrangidos pelo operador. Ou seja, todo o Médio Tejo e ainda Vila de Rei e Sertã, que, entretanto transitaram para ao CIM da Beira Baixa.

“Para Andar no Médio Tejo” é o mote de lançamento desta oferta para todos os jovens desta região, tal como já existe, por exemplo, na área metropolitana de Lisboa.

De acordo com a informação avançada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os serviços de transporte que estão abrangidos por este passe - MEIO JOVEM, são: os serviços de transporte público regular de passageiros de âmbito municipal e intermunicipal nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha. Inclui também, o serviço de transporte público urbano da cidade de Abrantes (TUA) e o serviço aBUSa, bem como, o serviço de transporte público urbano da cidade de Tomar – TUTomar e o serviço de transporte público urbano nas cidades de Fátima e Ourém – TUFO.

Para o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, “esta medida contribui para um acesso mais facilitado à rede de transporte público – Meio, em operação no Médio Tejo, pois para além da gratuitidade implícita, a grande mais-valia deste passe estudante é o acesso a toda a rede – Meio, disponível no Médio Tejo”.

“A CIM Médio Tejo e os municípios desta região voltam a incrementar soluções na área da mobilidade. Soluções que significam uma aposta financeira nesta área, mas sobretudo uma aposta na qualidade de vida dos nossos cidadãos, nomeadamente, dos jovens estudantes, que queremos captar e que aqui queremos que encontrem todas as condições para estudar e viver”, salienta o presidente da CIM Médio Tejo.

De referir que na sexta-feira da semana passada, dia 15 de março, na conferência de imprensa de apresentação das Festas de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos já tinha deixado esta informação sobre a gratuitidade dos transportes para os estudantes, referindo estar para breve a sua apresentação pública, o que aconteceu esta terça-feira.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CIMT

 

O passe de rede gratuito jovem estudante Médio Tejo destina-se a todos os estudantes, dos 4 aos 23 anos, que se enquadrem nas condições da Portaria Nº 7-A/2024 de 5 de janeiro 2024, sendo que dos 4 aos 18 anos, não é necessário fazer prova de inscrição da unidade de ensino. Dos 19 aos 23 anos, além do cartão de identificação, e de outros dados, têm de fazer prova de que são estudantes.

Os estudantes não precisam de substituir o seu passe atual, mas deverão fazer a validação do seu passe a bordo, em todas as viagens.