Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Criminalidade

GNR recupera 150 quilos de azeitona furtada em Ponte de Sor

1/11/2023 às 11:34
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A GNR recuperou 150 quilos de azeitona furtada no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, e identificou o suspeito do furto, um homem de 29 anos, anunciou hoje aquela força de segurança.

Em comunicado, o Comando Territorial de Portalegre indicou que a azeitona foi recuperada no domingo, por militares do Posto Territorial de Ponte de Sor.

Segundo a força de segurança, no seguimento da denúncia de um alegado furto de azeitona, os militares da guarda conseguiram surpreender o suspeito em flagrante a apanhar as azeitonas.

“O homem estava na posse de 150 quilos de azeitonas furtadas, as quais foram apreendidas juntamente com vários utensílios utilizados na prática do ilícito”, adiantou.

O suspeito, de acordo com a GNR, foi identificado e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.  

A força de segurança lembrou que a colheita ou apanha de azeitona sem o consentimento do proprietário do olival, ainda que esteja caída no chão, poderá configurar crime contra o património.

A GNR tem em curso a operação “Campo Seguro 2023”, com ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes contra o património em propriedades agrícolas e de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas.

A GNR tinha revelado já hoje ter detido em flagrante um homem, de 53 anos, e uma mulher, de 51, por furto de azeitona no concelho de Vila Viçosa, distrito de Évora, e apreendeu 240 quilos deste fruto.

Em comunicado, o Comando Territorial de Évora indicou que o casal foi detido, no sábado, por militares do Posto Territorial de Vila Viçosa, após uma denúncia a dar conta do furto.

Lusa