Tecnologia CHMT lança aplicação para telemóvel MySHMT
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) acaba de disponibilizar aos utentes das suas três unidades hospitalares a aplicação para telemóvel ou tablet MyCHMT. Trata-se de uma ferramenta de modernização administrativa, fácil e intuitiva, que reúne a partir de um dispositivo eletrónico, um conjunto muito alargado de informações sobre a saúde do seu utilizador, como o histórico e agenda de consultas, exames ou tratamentos, e ainda permite o acesso rápido, gratuito e eficaz a um vasto conjunto de serviços administrativos.
Para ter acesso à aplicação, basta descarregar gratuitamente o aplicativo, pesquisando na loja Google Play (para modelos Android) ou na App Store (para dispositivos Apple) pela palavra-chave "MyCHMT". Após esse passo, segue-se a configuração da conta, para a qual é apenas necessário o número de utente e número de telefone associado ao processo hospitalar.
Feita a sincronização dos dados, o utente passa a ter acesso personalizado e seguro (encriptado), a partir do seu smartphone ou tablet, a uma “carteira digital” de saúde do utilizador. A utilização da app permite o acesso, cómodo, sem filas, esperas, ou gastos desnecessários em deslocações, a um conjunto de funcionalidades e informações sobre a sua saúde e processo clínico, como a agenda e histórico de consultas, exames e tratamentos, podendo ser ativadas notificações que alertam o utilizador das datas dos seus compromissos de saúde no CHMT.
É ainda disponibilizado na aplicação MyCHMT um alargado conjunto de ferramentas e serviços administrativos, como proceder comodamente ao pagamento de taxas moderadoras, ou obter comprovativos de presença para efeitos de justificação de falta junto da entidade patronal. Informações sobre a instituição, os seus profissionais e a atividade assistencial desenvolvida, bem como indicações sobre a localização e como chegar às três unidades hospitalares do CHMT – localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas – são outras funcionalidades já disponíveis.
Ao longo de todo o mês serão acrescentadas novas funcionalidades, como a confirmação de chegada a consultas e exames, sem necessidade de deslocação ao quiosque digital ou aos gabinetes de atendimento presencial, que estarão sempre disponíveis para quem não domina as novas tecnologias.
“O CHMT está na vanguarda das melhores práticas do SNS. A partir de hoje, os utentes da instituição passam a ter acesso a uma ferramenta muito prática, de fácil utilização, que vai permitir acelerar a modernização administrativa e facilitar a vida aos utentes. Pode parecer um paradoxo, mas através da inovação tecnológica da aplicação móvel MyCHMT, vamos dar um salto na humanização dos cuidados de saúde e aproximar os nossos utentes às instituições”, afirma Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, que conclui: “A digitalização e a inovação tecnológica já fazem parte do presente e serão incontornáveis no futuro dos cuidados de saúde”.