Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
TAGUS

Artesanato do Ribatejo Interior esteve em destaque na FIA

5/07/2023 às 09:37
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A TAGUS, juntamente com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, e os artesãos do Ribatejo Interior estiveram presentes na Feira Internacional do Artesanato (FIA) 2023, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, em Lisboa. Ainda no âmbito do projeto AO.RI. - Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, foi realizada uma apresentação dos resultados deste projeto e entregues os prémios do concurso de ideias.

Durante toda a FIA, passaram pelo stand da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior mais de duas dezenas de artesãos de Abrantes, Constância e Sardoal que estiveram a promover e a vender o seu artesanato, no Pavilhão 1 – Artesanato Nacional. O stand de 18 m2 ainda recebeu a exposição das peças tradicionais que foram trabalhadas, no âmbito do projeto AO.RI - Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, apoiado no âmbito do Programa Operacional do Centro (Centro 2020), do Portugal 2020, e cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).

Nesta participação na FIA foi também dinamizada, na tarde de dia 30 de junho, uma apresentação dos resultados do AO.RI., que contou com a presença dos presidentes dos Municípios de Abrantes e Sardoal, bem como dos vereadores responsáveis pelo Turismo de Constância, Abrantes e Sardoal. No momento da apresentação, foram mostradas as propostas de inovação e diferente utilidade para as sete peças de artesanato tradicional, resultantes do levantamento histórico das artes e ofícios do Ribatejo interior.

A ocasião foi ainda aproveitada para entregar os prémios do concurso "Do Artesanato Tradicional à Inovação". Na categoria 3D, o primeiro lugar foi para a proposta de Mariana Salta Nunes, e na categoria 2D, para a ideia conjunta de Afonso Inácio, Érica Jorge, Nádia Lopes e Sara Campos. No local estiveram os professores, que representaram os vencedores do concurso, para receberem os prémios da iniciativa.

A participação na FIA do projeto AO.RI. teve como objetivo divulgar, promover e valorizar o património identitário da região, nomeadamente as artes e dos ofícios tradicionais de Abrantes, Constância e Sardoal.

A parceria do AO.RI. – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, ao longo dos últimos quase dois anos, realizou um levantamento histórico das artes e ofícios de Abrantes, Constância e Sardoal, em que foram identificadas sete peças de artesanato tradicional da região. Transmitiu através de oficinas o “saber fazer” dos mestres artesãos para potenciais interessados. E também capacitou os artesãos com outros conhecimentos adicionais, para melhorias na comercialização. Foram ainda trabalhadas as mesmas sete peças de artesanato para obterem outras funcionalidades e se tornarem mais atrativas ao consumidor. Em simultâneo, de forma a que proporcione experiências imersivas aos visitantes do Ribatejo Interior, construiu-se o percurso integrado de artes e ofícios de Abrantes, Constância e Sardoal para complementar a oferta dos produtos turísticos do Médio Tejo.

Fotos: TAGUS

Galeria de Imagens