Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
CIMAA

Aprovados apoios à redução dos tarifários de transportes públicos para 2024

18/12/2023 às 16:04
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Gavião recebeu no dia 14 de dezembro, a última reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) de 2023 . Em destaque esteve a aprovação, para o ano de 2024, da manutenção dos descontos tarifários e tipologias de passe que vigoraram durante o presente ano 2023, “garantindo assim a continuidade aos benefícios que têm vindo a ser aplicados desde o início da concessão de transportes”.

Assim,em 2024, os utilizadores dos Transportes do Alto Alentejo continuarão a ter à sua disposição os descontos do Passe Social CIM com um custo máximo de até 30€ ou um desconto de 50% até ao escalão 9-12km, inclusive. Paralelamente, manter-se-á em vigor o desconto de 100% no passe para pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, bem como o desconto de 100% no passe para antigos combatentes a partir do escalão de 32km.

Esta aprovação “é um passo fundamental para assegurar que o serviço de transporte do Alto Alentejo continua a cobrir todo o território, apresentando-se como alternativa viável ao transporte privado, sendo mais sustentável em termos ambientais”.

A necessidade de “uma aposta continuada na melhoria dos serviços de transportes” do Alto Alentejo ficou também patente na afirmação, entre os presentes, do desejo de levar a cabo um estudo para a implementação do Transporte Flexível no Alto Alentejo que permita identificar os territórios e circuitos onde este serviço pode representar uma mais valia às populações, garantindo de forma mais efetiva a cobertura total do território em termos de rede de transportes públicos.

Deve assinalar-se que a CIMAA, no período que corresponde à contratualização e entrada em atividade do Serviço de Transportes do Alto Alentejo, 2021 e 2022, foi das comunidades intermunicipais que registou maior aumento percentual de passageiros.

Fotos: CIMAA