Opinião Abrantes: A crónica da XVI Escapadinha dos Mourões*
* Por João António Morgado
Ela foi, mais uma vez, um mar de emoções. Foi na passada sexta-feira, dia 17 de maio que cerca de 530 escuteiros se reuniram para mais uma Escapadinha dos Mourões, esta sendo a XVI edição deste emblemático Acampamento Escutista de alcance Nacional organizado anualmente desde 2003 pelo Agrupamento 697 de Rossio ao Sul do Tejo.
Lobitos e Exploradores acompanhados por Pioneiros, Caminheiros e Dirigientes dos Agrupamentos 697 Rossio ao Sul do Tejo, 871 Esmoriz, 1213 São João da Ribeira, 1111 Várzea, 1123 Benfica do Ribatejo, 634 Alcanhões, 127 Sé Leiria, 1093 Chainça, 988 Ferreira do Zêzere, 624 Cebolais de Cima, 273 Tramagal, 404 Almeirim, 1340 Meda, 326 Idanha a Nova e 223 Alcochete.
Ao chegar ao Hipódromo dos Mourões os escureiros, no meio da brincadeira montaram as suas tendas nos subcampos NORTE, SUL, ESTE E OESTE, os quatro pontos cardeais que ajudaram o Chico, o único sobrinho do Sr. António Ableu, dono da maior empresa de fragatas e varinos do Tejo, a ir ao encontro de todos os seus primos que estão espalhados pelo mundo para decidir o que fazer com a empresa pois eles serão todos os herdeiros dela, mas o Chico não sabia navegar no mar e para o fazer contou com a colaboração da capitã Yellow, uma prirata que conhece todos os mares e as ilhas mais escondidas deste mundo, e o capitão Green, um destacado marinheiro mercante que conhece as melhores e mais rapidas rotas para chegar aos continentes mais longínquos.
A cerimónia de abertura deste acampamento foi brindada com as palavras de Luís Alves, Presidente da Junta de Rossio ao Sul do Tejo e Luis Dias, Vereador da Câmara Municipal de Abrantes, hastearam se as bandeiras com o hino nacional seguido pelo mítico hino da Escapadinha dos Mourões.
No sábado, os Exploradores seguiram para a cidade onde fizeram o seu raid e jogo de vila enquanto que Lobitos ficaram pelo Rossio para o mesmo efeito. De tarde foram dar a emblemática volta de Karts no Kartódromo de Abrantes dando fim às atividades de dia, chegados a campo em meio da algazarra que tanto caracteriza esta atividade prepararam umas encenações para a festa escutista que teria de assegurar o futuro da empresa do sr. António, garantir um desenvolvimento sustentável para com o meio ambiente.
Depois do jantar os jovens puderam desfrutar de uma pequena aula de Zumba levada a cabo pela Professora Daniela Alicchio que muito os animou e deixou empolgados para o momento que se iria seguir.
A festa de campo é o momento em que todos os agrupamentos vêm a palco apresentar uma música ou uma encenação com base nos critérios definidos anteriormente tendo por isso sido um momento alto do acampamento, no final cantamos o hino deste acampamento que este ano foi tocado pela sua autora, Isabel Pereira ex Lobita, Exploradora, Pioneira, Caminheira e Dirigente do 697, mas que, por força das circunstâncias se mudou para Alcochete e lá é chefe da alcateia.
O domingo, depois do pequeno almoço teve início com a Eucaristia que foi presidida pelo senhor Cónego Bonifácio Bernardo. Após a eucaristia foi o momento de proceder à entrega dos prémios do Raid, do Jogo de vila, da festa de campo e dos subcampos. Seguindo sempre os mesmo critérios tentando variar os premiados.
Seguiu-se a famosa fotografia de família que este ano não foi na rotunda do Rossio mas sim junto ao Tejo, tendo sido captada por um drone do Sr Bruno Casaca que nos ajudou e a quem deixamos o nosso agradecimento. Depois disso foi a hora de desmontar o campo e de avaliar a atividade.
Os guias deram o seu feedback e sugeriram as melhorias a fazer. Almoçamos e fomos para o encerramento da atividade, contamos com a presença do Senhor Luis Alves que lamentou a partida dos jovens Escuteiros e pediu que voltassem ao Rossio pois neste fim de semana esta terra ganha uma vida diferente, e da Senhora Vereadora Paula Grijó que deixou um abraço especial a cada um dos Agrupamentos para que levem o Rossio e Abrantes no Coração. O Chefe do Agrupamento Miguel Bruno agradeceu à Comissão de Pais, aos Patrocinadores e a todos os Agrupamentos participantes.
Neste fim de semana os Escuteiros pararam na Escapadinha dos Mourões, em Rossio ao Sul do Tejo e nos corações de cada um de nós. Pegaram na sua mochila e vieram e consigo um amigo trouxeram, cá, nós por eles esperamos. Foi aqui que eles amigos encontraram com a sua boa vontade e a sua amizade. Houveram aventuras e caçadas cheias de emoções e ela foi, um mar de emoções, a Escapadinha dos Mourões.
Chefe Miguel Bruno, Paula Grijó (vereadora Câmara Abrantes) e Luis Alves(presidente União das Freguesias de Rossio ao Sul do Tejo e S. Miguel do Rio Torto).