Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Abrantes

Tagusvalley começa 2024 a implementar o Programa Atégina nas escolas da região

18/01/2024 às 12:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No passado dia 3 de janeiro, a equipa do Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia iniciou o Programa Atégina, na Escola Básica Dom Miguel de Almeida e Escola Básica e Secundária Dr. Solano de Abreu, do 9º ao 12º ano.

O Atégina é um programa educativo, que foi criado no âmbito do Startup Zero. O projeto Startup Zero dedicou-se à promoção e dinamização do espírito empreendedor para projetos na área da Economia Circular. A sua missão era desenvolver iniciativas de estímulo e apoio ao empreendedorismo entre jovens e empreendedores, desde a capacitação para criação de ideias inovadoras, à concretização de novos negócios e startups circulares.

Mesmo após o término do projeto, o Tagusvalley deu continuidade à implementação do Atégina, nas escolas de Abrantes. O Atégina visa capacitar os alunos, com os conhecimentos, competências e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos alinhados com a Economia Circular, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das nossas sociedades e o espírito empreendedor.

O programa é dinamizado através de uma metodologia ativa, imersiva e prática, garantindo que alunos sejam uma parte ativa nesta transição para a Economia Circular, enquanto cidadãos e futuros profissionais.

O Atégina já abrangeu 1830 alunos, nos últimos 2 anos, a nível nacional. Atualmente, estão 116 alunos a participar no Agrupamento de Escolas nº 1 de Abrantes. No entanto, no segundo semestre, deste ano letivo, iremos integrar mais alunos.

O Agrupamento de Escolas Santa Catarina, em Oeiras, também aderiu ao Programa Pioneiro Atégina, desenvolvido numa parceria entre o Tagusvalley e a BeeCircular, com o envolvimento de 177 alunos.