Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Educação

Mação: Universidade Sénior inicia e aumenta o número de alunos

3/10/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Universidade Sénior de Mação arrancou na tarde desta terça-feira. A cerimónia de abertura teve lugar, no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, com a presença de Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação e de Tiago Leite, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém.

Vasco Estrela começou por dizer que o novo ano letivo conta com a presença de mais alunos inscritos, cerca de 73: “Temos 73 alunos inscritos o que faz prever, se for como tem sido habitual - ao longo do ano com mais inscrições, vamos começar a ter aqui algum tipo de problemas, mas problemas bons, devido ao elevado número de alunos e alguma dificuldade de espaço que possa surgir. Mas não é nada que não se resolva, porque o que é importante é que os alunos possam aderir a este projeto, a esta universidade, que tem uma grande importância”, referiu o autarca.

O presidente congratulou-se com o trabalho desenvolvido pelos docentes e colaboradores da câmara envolvidos no projeto, lembrando que a Universidade Sénior se reveste de “grande importância, para a qualidade de vida e bem-estar. Para a qualidade de vida que queremos imprimir no nosso concelho e obviamente quantos mais alunos poderem frequentar esta universidade melhor será. É sinal que é uma iniciativa importante”.

“Obviamente, que nada disto seria possível, se não tivéssemos a colaboração e a generosidade dos professores que vão estar convosco ao longo do ano letivo e que vão partilhar ideias, conhecimento, vão ser companheiros e amigos de um percurso e trajeto”, fez notar o presidente.

Vasco Estrela desejou “um feliz ano letivo” e deu as boas vindas aos caloiros presentes, referindo ter “a certeza que vão gostar desta iniciativa e do tempo que vão estar e a partilhar”.

Por sua vez, o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social fez referência aos incêndios que assolaram o concelho este verão, dando conta que hoje se “fala muito em renascer Mação, aliás é isso que dizem os placares que estão na A23 a caminho de Mação. E o renascer não pode ser só com as pessoas mais novas, o renascer tem de ser todos os dias pelas pessoas que há mais anos apareceram na terra, no mundo e, por isso, são aquelas que mais têm para nos ajudar a renascer”.

“A sociedade jovem, nunca será uma sociedade se esquecer o seu passado, ninguém tem futuro se não reconhecer o seu passado”, acrescentou o responsável.  

 “Aprendermos com quem viveu, com quem teve a capacidade de fazer, é o melhor. E a Universidade Sénior tem também este contributo que é muitos dos alunos que vêm aprender, vêm noutras aulas ensinar. Cada um de vós vem dar aquilo que tem, a sua vivência e conhecimento”, afirmou Tiago Leite perante os alunos seniores presentes.

O responsável deixou por fim um desafio à Universidade Sénior, o de estabelecer “uma relação intergeracional. Ou seja a Universidade Sénior aproximar-se das escolas, do pré-escolar e do 1º ciclo escolar”, havendo “uma aprendizagem e uma troca de saberes”.

A cerimónia que marcou o início do arranque escolar contou com uma palestra sobre “Envelhecimento ativo: importância das Universidades Seniores”, pelo professor Ricardo Pocinho, a apresentação dos professores e disciplinas e respetivo batismo dos caloiros.