Médio Tejo IV Encontro de Equipas Multidisciplinares debate educação na região (C/ Áudio)
O Cineteatro S. João, no Entroncamento, recebeu esta segunda-feira o IV Encontro de Equipas Multidisciplinares do Médio Tejo.
Desde 2016 que a CIM Médio Tejo dinamiza o projeto “Educação de Excelência no Médio Tejo”. Um dos eixos é o PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação), e a coordenação e planeamento intermunicipal visa a partilha de recursos e a convergência de ações orientadas para a superação das limitações e/ou problemas educativos comuns.
Na abertura, foi o presidente da Câmara do Entroncamento quem deu as boas-vindas aos professores e técnicos especializados que compuseram o auditório do cineteatro. Jorge Faria falou da realidade da cidade e do trabalho que as equipas multidisciplinares têm feito no terreno, levando a que o Entroncamento seja encarado como um programa de sucesso.
Jorge Faria lembrou que as escolas da cidade já tiveram gangs e muitos problemas ligados a jovens de etnia mas que, devido ao trabalho que está a ser feito, esses problemas já não existem. E muito também pelos jovens naturais da cidade que se entreajudam e acolhem os que vêm de novo.
Abrantes, Entroncamento e Ourém são considerados municípios exemplares, com programas de sucesso. Jorge Simões, secretário executivo da CIM, lembrou a importância das equipas multidisciplinares e falou de um ecossistema de educação no Médio Tejo.
Coube a João Faria, diretor do Centro de Formação A23, de Escolas do Médio Tejo, falar sobre a relevância do encontro para professores e técnicos presentes.
À Antena Livre, Jorge Simões revelou a importância que as equipas multidisciplinares têm tido nos resultados da educação no Médio Tejo e da intervenção da CIM nesta área.
Promover a partilha de práticas em termos de operacionalização das equipas multidisciplinares é o objetivo destes encontros para que se possam identificar fragilidades e potencialidades que se associam à intervenção dos técnicos que integram as Equipas Multidisciplinares e identificar sugestões que contribuam para melhorar a eficiência do funcionamento dessas mesmas equipas.
Para um futuro próximo, está prevista a constituição da Rede de Psicólogos do Médio Tejo.