Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Abrantes

Abrantes: Município distingue escolas do concelho no Dia da Cidade (C/ÁUDIO)

4/06/2021 às 10:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto CMA: Abrantes Centro Escolar

A Câmara Municipal de Abrantes vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal às escolas públicas do concelho na cerimónia do Dia da Cidade, 14 de junho.

A proposta foi apresentada pelo Presidente da Câmara, tendo merecido unanimidade de todo o Executivo Municipal, na reunião da semana passada, dia 1 de junho de 2021.

Manuel Jorge Valamatos, fez o anúncio de que a Medalha de Mérito Municipal será entregue durante a cerimónia protocolar do Dia da Cidade, a realizar dia 14 de junho, às seguintes escolas e agrupamentos: Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes; Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes; Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA); Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e Centro Local de Aprendizagem de Abrantes – Universidade Aberta.

E explicou os fundamentos que levaram a esta decisão, salientando o contributo histórico das escolas públicas do concelho. Revelou ainda que este reconhecimento da autarquia pretende homenagear “o espírito de resiliência, competência e capacidade de adaptação” que as comunidades escolares demonstraram durante o contexto da pandemia COVID-19 de forma a minimizar os constrangimentos motivados pelo encerramento dos estabelecimentos de ensino.

Manuel Jorge Valamatos destacou ainda o valoroso histórico das instituições escolares ao longo dos anos, posicionando-se como “fator de coesão social, de unidade na diversidade e de integração”. Salientam-se os inúmeros exemplos de “contributos culturais, artísticos, sociais, desportivos ou económicos, que servem de motor do desenvolvimento do concelho e da sociedade, honrando Abrantes e os Abrantinos”.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Recorde-se que no ano passado no Dia da Cidade o Município atribuiu a Medalha de Mérito Municipal do Centro Hospitalar do Médio Tejo, na pessoa do então presidente do Conselho de Administração, Carlos Andrade Costa. Foi atribuída pela importância do CHMT no seu trabalho, com uma maior incidência sobre a referência hospitalar em relação à Covid-19.

A cerimónia pública, restrita por causa da pandemia, teve lugar na Praça Raimundo Soares.