Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Empresas

NERSANT apresentou Empreende XXI em Abrantes, Fátima e Amiais de Baixo

3/11/2022 às 14:57
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos das fotos: Tagusvalley

Na última semana de outubro, a NERSANT (Associação Empresarial da Região de Santarém) esteve em Abrantes, Fátima e Amiais de Baixo para apresentar o programa de apoio ao empreendedorismo Empreende XXI. A associação tem em agenda um novo webinar para apresentar este apoio à criação de empresas, agendado para 22 de novembro, às 14:30, com inscrições gratuitas.

Em Abrantes e em Fátima, o seminário aconteceu no dia 27 de outubro, nas instalações do Tagusvalley e no Hotel Essences Inn Marianos, respetivamente. Em Amiais de Baixo, a sessão de esclarecimentos teve lugar no dia 30 de outubro, no Pavilhão da Associação de Melhoramentos das Festas, no âmbito das festas desta localidade.

Em cada uma das sessões, a NERSANT explicou que o programa Empreende XXI é uma iniciativa do Governo direcionada para desempregados inscritos no IEFP - Instituto do Emprego e da Formação Profissional e que possuam uma ideia de negócio económico e financeiramente viável. O projeto financia até 85% os projetos empresariais – até ao investimento total de 175 mil euros – sendo o apoio do Estado dividido entre um subsídio não reembolsável, até ao limite de 40% do investimento elegível, e um empréstimo sem juros, até ao limite de 45%.

O programa é operacionalizado pelo IEFP e pela Startup Portugal e contará com a implementação de um conjunto de instituições acreditadas. Para além da ajuda financeira para a criação de empresas e a criação do próprio emprego, os beneficiários do programa receberão formação profissional, mentoria e consultoria especializadas na área do empreendedorismo e a possibilidade de se instalarem em incubadoras, se necessário.

São enquadráveis no programa Empreende XXI, investimentos em máquinas e equipamentos, mobiliário e outro equipamento de escritório, investimentos em equipamento informático e software, investimentos na área da transição digital (websites, lojas online, gestão e dinamização de redes sociais), despesas com obras de adaptação e remodelação das instalações, aquisição de viaturas (caso sejam indispensáveis para a implementação do projeto) e fundo de maneio referente ao projeto, até 50% do investimento elegível.

A NERSANT informou ainda nas sessões que o Empreende XXI deverá abrir candidaturas até ao final do ano e que vai apoiar as candidaturas da região. Para isso, a associação está já a receber intenções de participação no programa, de forma a preparar todo o projeto para submissão aquando da abertura.

Os interessados em saber mais sobre este programa podem participar no webinar que a associação tem em agenda para este mês de novembro. O seminário online realiza-se no dia 22, pelas 14:30, com inscrições online e gratuitas.