Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Tagusvalley

INOV.LINEA no XVI Encontro de Química dos Alimentos

15/11/2022 às 16:10
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares, do TAGUSVALLEY esteve presente no XVI Encontro de Química dos Alimentos: Bio-sustentabilidade e Bio-segurança alimentar, Inovação e qualidade alimentar, que decorreu desde 23 até 26 de outubro de 2022, em Castelo Branco.

Apresentaram um póster com trabalhos realizados pela equipa técnica Enrique Pino Hernández, Patrícia Antunes, Marco Alves, Marta B. Evangelista entitulado Pulsed electric field technology as pretreatment to enhance strawberries (Fragaria ananassa) drying efficiency and physicochemical quality que concretiza a utilização de equipamentos existentes e recentemente adquiridos no âmbito das infrastruturas tecnológicas e desenvolvimentos na linha de trabalho processos combinados de desidratação.

Este estudo avaliou a tecnologia de campos eléctricos pulsados como pré-tratamento para aumentar a eficácia da desidratação do morango e melhorar as propriedades da fruta. Verificou-se o seu potencial em reduzir o tempo de congelamento em 5% e de secagem em 34%, de morangos, quando comparado com o tratamento de liofilização convencional o que fará gastar menor gasto energético.

O INOV.LINEA realiza investigação aplicada, contribui para o desenvolvimento e inovação de novos produtos e processos alimentares, presta serviços e promove a transferência de tecnologia nos sectores agroalimentar e bioeconomia.