A região do Médio Tejo será palco da I Conferência ESG: Environment + Social + Governance, intitulada Green Days Médio Tejo 2024. Este evento, agendado para o dia 2 de outubro, no Tagusvalley, em Abrantes, marca o início “de um ambicioso desafio para promover a sustentabilidade empresarial na região”, numa iniciativa da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, em conjunto com diversas entidades e instituições parceiras.
Segundo a Nersant, a I Conferência ESG: Green Days Médio Tejo 2024 “reforça a importância de um compromisso constante com a sustentabilidade e sublinha a necessidade de uma ação coletiva para garantir um futuro próspero e equilibrado para a região e para o país”.
A conferência visa, desta forma, abordar os principais desafios ambientais, sociais e de governança (ESG) que a região enfrenta, com o objetivo de apresentar soluções concretas e medidas sustentáveis para implementação nas Pequenas e Médias Empresas (PME) da região até 2026. Entre as temáticas prioritárias estão a redução das emissões de carbono, a promoção da economia circular, a eficiência energética e a adoção de práticas de transparência e inclusão nas operações empresariais.
A Green Days Médio Tejo 2024 oferece um fórum de discussão e ação colaborativa, reunindo líderes empresariais, especialistas e representantes de diversas áreas para a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Este evento destaca-se como “uma iniciativa pioneira na região, sublinhando a importância de um desenvolvimento equilibrado e sustentável, que sensibiliza os participantes para a urgência da ação, mas também os capacita para a implementação de práticas sustentáveis no seu dia-a-dia”.
Com a realização de diversos painéis temáticos ao longo de todo o dia, o evento culminará com a assinatura da Declaração Green Days Médio Tejo, um compromisso formal de todos os municípios do Médio Tejo com os parceiros do evento, “que reafirma a dedicação das entidades envolvidas na promoção contínua da sustentabilidade na região. Este documento simboliza a união de esforços para enfrentar os desafios globais com ações locais coordenadas e eficazes”.
A Green Days Médio Tejo é, assim, uma iniciativa regional que visa promover o desenvolvimento sustentável no Médio Tejo, reunindo diversos stakeholders para discutir e implementar práticas sustentáveis em prol de um futuro mais verde e inclusivo. O evento é organizado pela Nersant em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Câmara Municipal de Abrantes, Tagusvalley - Parque de Ciência e Tecnologia, Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Instituto Politécnico de Tomar e Médiotejo21 - Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, com o apoio de diversas empresas.