Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
NERSANT

Delegação empresarial chinesa explora oportunidades de investimento em Abrantes e na região

11/01/2024 às 08:50
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A NERSANT (Associação Empresarial da Região de Santarém), no âmbito da receção de uma delegação empresarial chinesa interessada em investir na região Centro, acompanhou esta terça-feira, dia 9 de janeiro, o conjunto de empresários asiáticos ao concelho de Abrantes, para lhes apresentar o Tagusvalley (Parque de Ciência e Tecnologia) e a Central Termoelétrica do Pego.

A Associação Empresarial revela em comunicado que tem o objetivo de afirmar o seu compromisso em facilitar e promover investimentos que impulsionem o crescimento económico da região, pelo que tem acompanhado uma delegação de empresários chineses interessados em investir na região Centro.

Esta delegação de empresários foi recebida na sede da associação, em Torres Novas, onde lhes foi mostrado o seu pavilhão de exposições, a NERSANT acompanhou depois os empresários asiáticos a Abrantes, para uma visita ao Tagusvalley e à Central Termoelétrica do Pego.

António Pedroso Leal, presidente da Direção da NERSANT, Rui Serrano, Presidente do Núcleo NERSANT de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal, acompanharam a delegação, que iniciou o seu percurso no concelho de Abrantes por uma visita ao Tagusvalley, onde foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, que conduziu a visita. Durante a visita, a delegação teve a oportunidade de conhecer as instalações do Parque de Ciência e Tecnologia, incluindo a incubadora de empresas e ainda a sede do Núcleo NERSANT de Abrantes.

Ainda no concelho de Abrantes, a comitiva visitou depois a Central Termoelétrica do Pego, que - no âmbito da estratégia de descarbonização nacional - deixou de usar carvão na produção de eletricidade em novembro de 2021 e que vai agora ser explorada pela Endesa, num investimento destinado à construção de nova capacidade solar e eólica num regime de hibridização apoiado por um sistema de armazenamento com baterias. A visita à Central Termoelétrica do Pego proporcionou aos empresários chineses uma visão das infraestruturas energéticas da região, ressaltando a importância estratégica de Abrantes no setor.

O Presidente da Direção da NERSANT, António Pedroso Leal, referiu que “a NERSANT vai continuar a trabalhar em estreita colaboração com investidores estrangeiros e parceiros locais para identificar oportunidades de negócio mutuamente benéficas”. Destaca ainda, desta visita da delegação de empresários chineses, “reais oportunidades de negócio e investimento, que a NERSANT tudo fará para assegurar na região”.

Galeria de Imagens