Pesquisar notícia
sexta,
09 dez 2022
PUB
INATEL

Jogo Concavada - Vale das Mós acabou mais cedo e houve agressões fora de campo (C/ÁUDIO)

19/10/2022 às 10:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos: DR

O jogo entre as equipas de Concavada e Vale das Mós, a contar para a primeira jornada do Grupo A da Liga distrital do INATEL, foi dado como terminado ao minuto 38 da segunda parte pelo árbitro da partida. O jogo não chegou aos 40 minutos da etapa complementar, mais descontos, por decisão do árbitro da partida, José António Brito, e com concordância dos delegados das duas equipas por falta de condições de segurança.

A equipa de Vale das Mós estava a ganhar por 1-0 quando, ao minuto 37, há uma entrada mais dura de um jogador da equipa da casa que levou o árbitro a admoestar o jogador com cartão amarelo. O atleta de Vale das Mós não gostou da “pancada”, levantou-se e foi em direção do adversário que tinha feito a falta. Esta reação, acompanhada de palavras ofensivas, como contou o árbitro da partida à Antena Livre, levou-o a mostrar o vermelho e dar ordem de expulsão a este jogador do Vale das Mós.

Ora, com estas reações, os jogadores acorreram todos a tentar evitar confusões de maior dentro do terreno de jogo. Enquanto os jogadores estavam junto à linha lateral, o árbitro e auxiliares ficaram entre 10 a 15 minutos no centro do terreno à espera que os ânimos acalmassem, tendo decidido depois dar o jogo por terminado.

José António Brito disse que esta decisão teve a anuência dos delegados das duas equipas.

O árbitro fez o relatório para enviar para o Conselho de Disciplina do INATEL.

Só que a confusão não ficou sanada com o finalizar do jogo.

Os atletas e árbitros recolheram aos balneários e foi nessa zona que aconteceu uma segunda parte de conflito, com agressões a um jogador da Concavada.

Ao que contou Carlos Francisco, treinador da equipa de Concavada, um dos jogadores do Vale das Mós agrediu de forma violenta um jogador da equipa da casa que nem tinha estado no jogo. Quando ouviram a gritaria, os jogadores da Concavada começaram a sair do balneário e foi nesse momento que o agressor ou agressores saltaram a vedação e puseram-se em fuga num automóvel.

Ora, como se sabe, os jogos do INATEL não têm policiamento, pelo que os dirigentes da Concavada chamaram a GNR de Abrantes que fez deslocar uma patrulha ao local.

A Antena Livre confirmou junto de fonte da GNR que, quando a patrulha chegou ao campo da Concavada, já os incidentes tinham parado, pela fuga dos agressores. A mesma fonte indicou que os militares registaram a ocorrência e recolheram os testemunhos que permitiram identificar os agressores. O processo segue agora os trâmites normais neste tipo de situações. O registo das agressões, de acordo com a mesma fonte, aconteceu no quadro já exterior ao jogo de futebol e fora das quatro linhas.

Também os Bombeiros Voluntários de Abrantes foram chamados ao local. António Manuel Jesus, comandante da corporação, indicou que uma equipa do INEM foi a Concavada e assistiu um indivíduo, tendo mesmo feito o seu transporte para o Hospital de Abrantes a fim de receber tratamento médico.

Ainda de acordo com Carlos Francisco, o jogador da Concavada levou sete pontos na face, face à agressão de que foi alvo.

Os responsáveis da Concavada fizeram a respetiva queixa junto da autoridade policial.

 

Carlos Francisco, treinador da Concavada

O Conselho de Disciplina do INATEL vai analisar o caso, sendo que o que conta, em primeira instância para qualquer decisão, é o relatório do árbitro. José António Brito disse à Antena Livre o que é que se passou e o que indicou no relatório enviado ao Conselho de Disciplina.

José António Brito, árbitro

O jogo Concavada - Vale das Mós foi finalizado aos 38 minutos da segunda-parte e, de acordo com a circular do INATEL, o jogo com resultado 1-0 favorável à equipa de Vale das Mós está em análise pelo Conselho de Disciplina. Nos outros dois jogos do grupo, o Alcaravela foi ganhar 5-1 ao terreno dos “Lobos” de Carvalhal e o S. Miguel do Rio Torto recebeu o S. Facundo e o resultado final foi um empate a 1.

Sendo conhecida a preocupação e valorização que o Inatel dá às questões da disciplina, são esperados castigos pesados para os prevaricadores, estando o assunto em analise no Conselho de Disciplina da Fundação Inatel.

No próximo fim de semana o Grupo A tem os jogos Alcaravela - Concavada, Vale das Mós - S. Miguel do Rio Torto e S. Facundo - “Lobos” do Carvalhal.