Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Tomar

Tomar: Rota Templária Europeia promove conferências evocativas de Gualdim Pais

12/10/2021 às 18:39
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Comité Científico português da TREF – Rota Templária Europeia promove, sábado, em Tomar, um conjunto de conferências evocativas do 13 de outubro e de Gualdim Pais.

A data assinala a morte, em 1195, do fundador do Castelo de Tomar e o dia de 1307 em que o rei de França mandou prender todos os cavaleiros templários, refere uma nota da Câmara Municipal de Tomar, no distrito de Santarém.

A iniciativa, que decorre na Biblioteca Municipal de Tomar, arranca às 14:00 com a inauguração da exposição de algumas das obras sobre Ordens Militares existentes nos Reservados da biblioteca, resultante de uma pesquisa de António Carlos Godinho, e encerra às 18:00, na Casa Vieira Guimarães, com a inauguração da exposição de pintura “As cores da Ordem”, de Carla Palhinha, com contextualização de Joaquim Nunes, numa organização da Templ’Anima.

Durante a tarde vão ser proferidas várias palestras sobre temas como “O cerco de Tomar e o papel de Lisboa em 1190”, por Miguel Martins, “A Arquitectura Templária de Tomar. Nascimento e Devir”, por Álvaro Barbosa, "O fim da Ordem do Templo e o alvor da Ordem de Cristo”, por Ernesto Jana, “061.236 - Pesquisa, recuperação e seleção de informação em catálogos online e repositórios institucionais”, por António Godinho, e “A divulgação da história de Tomar e dos templários para os mais jovens”, por Carlos Trincão.

Lusa

Palavras chave:
Tomar Templários