Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Sardoal

Arte Sacra do concelho em exposição no Centro Cultural Gil Vicente

9/02/2024 às 12:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro Cultural Gil Vicente acolhe, entre 14 de fevereiro e 7 de abril, a Exposição “Expressões do Sardoal Sagrado – Arte Sacra”.

A mostra, que integra cerca de 20 peças do património mais emblemático da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal e da Igreja Matriz de Sardoal, visa dar a conhecer a riqueza de parte do acervo de arte religiosa deste concelho.

As peças em exposição são gentilmente cedidas pela Santa Casa da Misericórdia de Sardoal e pela Paróquia de São Tiago e São Mateus, sendo de destacar o Oratório de Arte Nambam, uma das peças mais importantes do concelho e do país, doada ao Convento de Santa Maria da Caridade, em 1670, por D. Jerónima de Parada. De referir que esta é uma obra que apresenta detalhes das artes nipónica e europeia e que é uma das obras mais viajadas e raras do mundo, sendo que existem apenas 25 oratórios deste em todo o mundo.

A realização desta exposição enquadra-se no programa complementar da Semana Santa e Páscoa de Sardoal que foram incluídas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo anúncio da Direção-Geral do Património Cultural e publicação em Diário da República em 29 de dezembro de 2023.