Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Surto Covid-19

Vila de Rei: Surto de 58 infetados em Centro de Dia da Fundada

29/01/2021 às 18:56
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Há um surto de Covid-19, com um total de 58 infetados, no Centro de Dia ‘Família Dias Cardoso’, na Fundada. De acordo com uma informação da Câmara Municipal de Vila de Rei este surto tem registados 42 utentes e 16 funcionários que fizeram os testes positivos ao SARS-Cov-2. Na mesma nota a autarquia dá conta que os 58 infetados se encontram assintomáticos.
De acordo com as indicações da Unidade de Saúde Pública do Pinhal Interior (Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova e Oleiros) os 11 utentes que testaram negativo à Covid-19 e encontram-se numa ala em isolamento.
Neste momento, de acordo com a autarquia, no seguimento dos trabalhos de identificação dos contactos ligados de forma direta a este surto já foram feitos e estas pessoas encontram-se também já em isolamento de forma a evitar a disseminação do vírus. As entidades competentes continuam a rastrear todos os possíveis contactos de forma a estes poderem ser também isolados e devidamente testados.
Com este novo surto, existem assim, ao dia de hoje (29 de janeiro), 74 casos positivos no Concelho de Vila de Rei.
Ainda de acordo com fonte da autarquia todos os utentes e funcionários do Centro de Dia ‘Família Dias Cardoso’ haviam já recebido a primeira dose da vacina, o que se espera que se possa traduzir em algum grau de proteção adicional.
A Antena Livre sabe que o Plano de Emergência da instituição foi já ativado, em estreita articulação com a Direção-Geral de Saúde e com o apoio da Proteção Civil e do Município de Vila de Rei. Na mesma nota a autarquia revela que “serão tomadas todas as devidas medidas para impedir a continuidade da propagação do vírus no Centro de Dia e na comunidade”.
Face a estas incidências, a Comissão Municipal de Proteção Civil, como medidas preventivas, decidiu encerrar o Mercado da Fundada e suspender o Transporte da Comunidade no seu percurso Fundada – Vila de Rei.
O presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, apela para que “mais do que nunca, redobremos os nossos cuidados para que possamos evitar a propagação do vírus. Fique em casa! Mantenha todos os cuidados de etiqueta respiratória e de isolamento social. A Covid-19 não atinge apenas os outros e temos que evitar ao máximo a sua disseminação.”
O Município de Vila de Rei deixa também a nota de que disponibiliza apoio psicológico a todas as pessoas que necessitem deste serviço. Para marcações e mais informações deverão contactar o número 912 514 347.
Por outro lado, os serviços de Ação Social do Município e o CLDS 4G encontram-se a assegurar os serviços de entrega de alimentos e/ou medicamentos a todos os cidadãos que se encontrem em situação de isolamento, ou infetados pelo vírus do Sars-Cov-2.