Pesquisar notícia
segunda,
08 ago 2022
PUB
Covid-19

Centro de Vacinação assinala 1 ano com 90 mil vacinas administradas

24/02/2022 às 09:42
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro de Vacinação de Abrantes começou a funcionar a 24 de fevereiro de 2021. Com, precisamente, um ano de funcionamento esta estrutura administrou mais de 90 mil vacinas, das quais cerca de 24 mil são terceiras doses.

A funcionar no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, esta estrutura foi instalada para dar resposta à grande procura, principalmente na primeira fase da vacinação, quando se registou uma chamada generalizada da população.
Equipada com quatro postos de vacinação e uma zona de recobro dos utentes, numa primeira fase, foram vacinados os utentes com 80 ou mais anos, seguindo-se os utentes com mais de 50 anos com patologias graves e restantes faixas etárias, de acordo com as instruções das autoridades de saúde e do Governo, chegando-se às crianças dos 5 aos 11 anos que, só nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2022, foram vacinadas um total de 386 no Centro de Vacinação Covid de Abrantes.

Bernardino Marques Fontes, de 87 anos e residente em Tramagal, foi o primeiro munícipe do Concelho a quem foi administrada a primeira vacina no Centro de Vacinação Covid-19 de Abrantes, passavam poucos minutos das 09:00 da manhã do dia 24 de fevereiro de 2021.

De acordo com uma informação do Município de Abrantes, “para que nenhum munícipe faltasse à vacinação por ausência de transporte, a autarquia disponibilizou a Linha Direta e gratuita de Transportes, através do 241 330 112, tendo transportado mais de 2.400 pessoas desde a sua freguesia até ao Centro de Vacinação. O processo de transporte decorreu sempre com o apoio das Juntas de Freguesia, Bombeiros e Cruz Vermelha, estes últimos que apoiaram no transporte de pessoas com mobilidade reduzida.”

Na mesma nota que evoca o aniversário do Centro de Vacinação o “Município de Abrantes agradece a todos os profissionais que todos os dias contribuíram para o bom funcionamento do Centro de Vacinação de Abrantes, desde os bombeiros, na preparação e disponibilização do espaço, mas também no apoio quer logístico, quer de socorro, e também aos trabalhadores da autarquia, profissionais de saúde, Juntas de Freguesia, Cruz Vermelha e RAME - Regimento de Apoio Militar de Emergência que cooperou com a disponibilização de tendas.”

O Município informa ainda que a partir da próxima terça-feira, dia 1 de março de 2022, o Centro de Vacinação Covid-19 de Abrantes funcionará às terças, quintas e sábados, das 09:00 às 13:00.