Pesquisar notícia
domingo,
14 abr 2024
PUB
Centro Social do Pego

Surto do Pego subiu para 47 infetados (C/ÁUDIO)

3/11/2020 às 19:31
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O número de infetados no surto de COVID-19 no Centro Social do Pego subiu para 47, com mais sete casos positivos a somar às 40 registadas na semana passada.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, nas últimas 48 horas registou-se um aumento de casos positivos com mais dois utentes e cinco funcionárias a testar positivo ao SARS-COV-2.

A médica de saúde pública indicou ainda que não há nenhum óbito a registar neste surto e que a maioria dos utentes da instituição está a fazer o processo de recuperação da infeção no lar. Ou seja, estes utentes não têm necessidade de intervenção dos serviços hospitalares.

Maria dos Anjos Esperança adiantou ainda que na próxima quinta-feira, dia 5, todo o universo de funcionários e utentes do Centro Social do Pego que tiveram os testes negativos voltam a fazê-los por forma a despistar novos focos de infeção dentro da instituição.

A coordenadora da saúde pública do Médio Tejo explicou ainda à Antena Livre que esta doença tem um período de incubação que pode ir dos dois aos 14 dias, pelo que não é de estranhar que possam ir surgindo mais casos de pessoas infetadas todas ligadas ao mesmo surto. E daí, segundo a especialista, a necessidade de voltar a testar todas as pessoas que no primeiro tiveram resultado negativo.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora Saúde Pública do Médio Tejo

Médio Tejo com mais 12 pessoas infetadas
O Médio Tejo tem nesta terça-feira, 3 de novembro, mais 12 pessoas infetadas com o coronavírus, atingindo agora um total de 1245 casos positivos desde que foi detetada a primeira infeção, a 16 de março. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo os casos positivos desta terça-feira foram registados em Abrantes (4), Entroncamento (2), Ourém (2) e Tomar (4).
Este é o terceiro dia em que não há alteração no número de pessoas recuperadas. O Médio Tejo conta com um total de 670 pessoas que já se viram livres da doença.
Quando aos números dos contactos primários de infetados com o coronavírus, a autoridade de saúde da região tem 457 pessoa sem isolamento. Estas vigilâncias estão identificadas em Abrantes (61), Alcanena (64), Constância (20), Entroncamento (49), Ferreira do Zêzere (6), Mação (14), Ourém (70), Sardoal (46), Tomar (39), Torres Novas (77) e Vila Nova da Barquinha (12).