Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Covid-19

Sardoal desinfeta escolas e comandante dos bombeiros testou positivo (C/ÁUDIO)

17/11/2020 às 11:58
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Imagem ilustrativa

A Câmara Municipal de Sardoal com recurso aos Bombeiros Municipais de Sardoal vai desinfetar todas as salas de aula das escolas aproveitando a pausa escolar que decorre esta semana. 

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Sardoal há neste momento quatro turmas do Agrupamento de Escolas de Sardoal em isolamento porque têm registo de casos positivos.
Uma primeira turma do jardim de infância teve um aluno infetado já recebeu os resultados os testes com boas notícias, todos negativos.
Depois há uma educadora de infância que se soube na semana passada estar infetada com SARS-Cov-2 e que levou mais uma turma para o isolamento. As crianças deverão fazer os testes esta semana.
Ainda segundo o vice-presidente da autarquia sardoalense a escola tem ainda uma turma do 6.º ano com um caso positivo e com os restantes a fazer os testes esta terça-feira. E ontem uma turma do 8.º ano de escolaridade teve mais um aluno infetado, devendo ficar em isolamento, até que a autoridade de saúde indique quando serão feitos os testes.
Jorge Gaspar disse ainda que o edifício da Câmara foi todo desinfetado no fim de semana depois de se saber, sábado de manhã, que o presidente Miguel Borges tinha contraído a COVID-19. Também os contactos mais próximos do presidente deverão ser testados esta semana.
E depois adiantou que também que as diversas salas de aula do concelho vão ser desinfetadas pelos Bombeiros de Sardoal. Trata-se de uma operação que já estava prevista nesta semana (16 a 20 de novembro) em que o agrupamento está numa pausa letiva.
Jorge Gaspar disse ainda que há um bombeiro da corporação de Sardoal que está infetado pelo que há quatro contactos mais próximos que já fizeram os testes, com resultado negativo, e há esta terça-feira mais um grupo de operacionais que vai também fazer o despiste.

Jorge Gaspar, vice-presidente da Câmara Municipal de Sardoal

Comandante dos Bombeiros de Sardoal com teste positivo
Entretanto esta manhã soube-se que o Comandante dos Bombeiros Municipais de Sardoal, Nuno Morgado, também contraiu a infeção provocada pelo coronavírus.
Na sua página pessoal da rede social o comandante deixou a nota a indicar que testou positivo:

"Bom dia,
Após ter realizado teste COVID-19, soube esta manhã o resultado do mesmo - POSITIVO. Encontro-me com sintomas ligeiros, em isolamento no meu domicílio.
Não posso deixar de apelar a todos para que cumpram com as normas e orientações provenientes da DGS, por forma a salvaguardar a V/ saúde e dos V/ familiares.
Cumprimentos a todos, e com saúde!!!"

De referir que na última semana, desde dia 11, o concelho de Sardoal teve 12 casos positivos de infetados e tinha ontem (16 de novembro) 44 pessoas em confinamento por terem contactado diretamente com pessoas infetadas.

De acordo com os dados da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo o concelho de Sardoal tem, ao dia de hoje, 26 casos ativos de pessoas infetadas com o coronavírus.
Jorge Gaspar, vice-presidente da autarquia, revelou que as pessoas acham estranho o intervalo temporal entre o conhecimento dos infetados e a realização de testes de despiste, mais ou menos cinco a seis dias. E revela que vai explicando a razão, que tem a ver com o período de incubação do vírus, salientando que as autoridades de saúde têm as regras que vão aplicando.
De referir ainda que o autarca apela a todos para terem cuidados acrescidos e para que os cidadãos usem máscara.
Sardoal é um dos concelhos que está em confinamento parcial desde o dia 4 de novembro por ser considerado um concelho de elevado risco de contágio, superando os 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.