Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Surto Covid-19

Misericórdia de Abrantes com 78 casos positivos e casa de acolhimento em Mouriscas com 20 infetados (C/ÁUDIO)

28/01/2021 às 19:41
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Santa Casa da Misericórdia de Abrantes tem neste momento, cerca das 19 horas de dia 28 de janeiro, um surto com 78 infetados com Covid-19. De acordo com o que a Antena Livre conseguiu saber são 57 utentes infetados, um dos quais hospitalizado, e 21 profissionais. Neste momento todo o universo de utentes e de foi testado, faltando apenas saber alguns resultados de testes que tiveram como resultado inconclusivo por isso, foi necessário repeti-los.

De acordo com o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, a instituição acionou o plano de contingência e que prevê a separação dos idosos em duas alas, infetados e não infetados.

Neste momento o quadro de pessoal, de acordo com o autarca, é suficiente, uma vez que algumas funcionárias que testaram positivo continuam a trabalhar com os utentes positivos. Esta é uma situação que está a ser acompanhada de perto pela Delegada de Saúde do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, que ontem se deslocou a Abrantes para aferir as medidas que estão a ser tomadas pela instituição.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes

Recorde-se que os primeiros casos foram detetados na sexta-feira da semana passada com quatro utentes e quatro funcionários a fazer o teste positivo. Na terça-feira, já com mais testes efetuados, foi feita uma atualização para 28 infetados. E esta quinta-feira a atualização aponta para um total de 78 casos positivos: 57 utentes e 21 profissionais. A Santa Casa da Misericórdia de Abrantes tem 120 funcionários e cerca de 110 utentes.

 

Casa de acolhimento em Mouriscas com 20 infetados
Ficou a saber-se que há uma casa de acolhimento de idosos em Mouriscas com um total de 20 infetados. Ao que disse o presidente da Câmara de Abrantes todos os utentes (16) e profissionais (4) testaram positivo ao coronavírus pelo que a indicação das autoridades de saúde ninguém entra ou sai da casa de acolhimento.

Manuel Jorge Valamatos indicou que está, em colaboração com a junta de freguesia de Mouriscas, no sentido de fazer o apoio necessário a esta casa particular. É uma das situações que também está a ser acompanhada pela Proteção Civil Municipal de Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes

O presidente da Câmara de Abrantes disse ainda que todos têm de ter muito cuidado porque os números continuam a ser muito altos. Esta quinta-feira foram mais 367 casos positivos no Médio Tejo, que é um valor muito elevado.

Manuel Jorge Valamatos apelou a que os cidadãos cumpram o confinamento e que respeitem todas as indicações da Direção-Geral de Saúde. E exortou as pessoas a usarem a máscara e todas as outras medidas de autoproteção. Só desta forma se consegue baixar o contágio que está a ser dramático em todo o país.