Pesquisar notícia
sexta,
03 mai 2024
PUB
ACES Médio Tejo

Médio Tejo ultrapassou os 5 mil infetados com mais 110 novos casos

3/01/2021 às 19:42
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O território do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo ultrapassou este domingo, dia 3 de janeiro, a barreira dos 5 mil infetados com o novo coronavírus. Desde a deteção do primeiro caso nos 11 concelhos que integram este agrupamento de saúde, a 16 de março de 2020, que já foram contabilizadas 5054 pessoas que foram infetadas com o SARS-Cov-2.

Neste domingo, de acordo com o relatório epidemiológico da unidade de saúde pública do Médio Tejo há a registar mais 110 novos infetados em Abrantes (3), Constância (1), Entroncamento (3), Ferreira do Zêzere (1), Mação (12), Tomar (34), Torres Novas (21) e Vila Nova da Barquinha (3).

Quanto aos recuperados, o número continua nos 3428 e no que diz respeito a vigilâncias ativas há neste domingo 903 pessoas em isolamento profilático por que tiveram contacto direto com infetados com o vírus. Estas pessoas estão registadas em Abrantes (90), Alcanena (31), Constância (16), Entroncamento (98), Ferreira do Zêzere (14), Mação (112), Ourém (187), Sardoal (5), Tomar (152), Torres Novas (177) e Vila Nova da Barquinha (21). De referir que desde o início da pandemia a autoridade de saúde já colocou em vigilância ativa 5258 pessoas das quais 4335 já tiveram alta.

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Surto no Centro de Dia de Aboboreira com 12 casos positivos
Entretanto, no dia 31 de dezembro foram feitos 46 testes (33 utentes e 13 funcionárias) no Centro de Dia de Aboboreira depois de quatro casos positivos de infeções com o SARS-Cov-2. Na altura, a 31 de dezembro, o presidente da União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, José Fernando Martins, tinha confirmado à Antena Livre a existência desses casos positivos e a realização dos testes. Na altura o autarca tinha indicado ter a informação de um primeiro caso numa utente e, nessa semana, mais três em funcionárias da instituição.

De acordo com a informação prestada pela instituição dos testes realizados no dia 31 e cujos resultados foram conhecidos dia 1 de janeiro, já no início da noite, há mais 8 utentes infetadas com o coronavírus.

Na página do Centro de dia é referido que “de acordo com as informações das autoridades de saúde, serão repetidos os testes já no final da semana”.

Refira-se que o concelho de Mação está a braços com um surto na Santa Casa da Misericórdia de Mação onde foram detetados 93 infetados, entre utentes e funcionários. Desde dia 30 de dezembro que a Segurança Social enviou uma brigada de intervenção rápida para reforçar o quadro de pessoal da instituição desta fase em que muitos profissionais estão em casa, infetados ou em isolamento.

O concelho de Mação tem, neste domingo, de acordo com dados da unidade de saúde pública do Médio Tejo 112 pessoas em vigilância ativa por terem tido contactos com pessoas infetadas com o vírus.