Pesquisar notícia
quarta,
01 mai 2024
PUB
Covid-19

Médio Tejo: Mais dois infetados em Mação e número de mortos atualizado para 14 (C/ÁUDIO - ATUALIZADA)

14/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo registou nas últimas 24 horas mais duas pessoas infetadas com o coronavírus, ambas no concelho de Mação. 

Maria dos Anjos Esperança confirmou à Antena Livre que os dois casos de Mação de hoje estão relacionados com o caso positivo de um idoso, de ontem. E adiantou a delegada de saúde que como uma das pessoas trabalha numa ERPI (estrutura Residencial para Pessoas Idosas) ou casas de acolhimento já estão em marcha os processos para fazer a vigilância desse local.

Assim sendo, de ontem para hoje, registam-se mais dois casos em Mação fazendo com o que total do Médio Tejo seja agora de 223 pessoas que já contraíram a doença provocada pelo coronavírus.

De referir que destes 223 casos registados, 131 pessoas já recuperaram totalmente e voltaram às suas vidas. Há então 92 situações de pessoas infetadas e em recuperação.

 

14 mortos com COVID-19 no Médio Tejo

Maria dos Anjos Esperança, questionada sobre o número de óbitos no território dos 11 municípios do Médio Tejo disse que há dois dados que ultrapassam os números que até aqui eram públicos. Havia apenas os dados de um óbito em Tomar e outro em Alcanena, logo dos primeiros tempos que começou a pandemia.

A coordenadora da Unidade de Saúde do Médio Tejo explicou que com base nos dados da Direção Geral da Saúde existem sete mortos no Médio Tejo. No entanto, a médica de Saúde Pública do Médio Tejo revelou que os números são diferentes. Há situações em que não se sabe a causa da morte, mas sabe-se que na autópsia os testes à COVID-19 foram positivos, pelo que os óbitos passam a fazer parte da lista de mortes com presença do vírus.

Ou seja, se havia dois óbitos registados (Alcanena e Tomar) somam-se agora mais 12 situações que, no entanto, não são de hoje. É o número de óbitos somados ao longo dos últimos três meses, desde que surgiu o primeiro caso de uma infeção na região, a 17 de março.

Há registo de seis mortos em Torres Novas e quatro em Tomar. “Só podemos divulgar estes porque são os concelhos em que há mais de três óbitos, onde há menos não podemos divulgar”, disse a coordenadora de Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo

Consulte os infetados e vigilâncias por concelho:

Nas últimas 24 horas registam-se ainda mais duas vigilâncias ativas (num total de 775 casos no Médio Tejo) e mais seis altas da vigilância ativa. Quer isto dizer que ao dia de hoje, 14 de junho, apenas 11 pessoas estão em isolamento por via de contactos que tiveram com doentes infetados com a COVID-19. Há sete pessoas em isolamento em Torres Novas, duas no Entroncamento, uma em Abrantes e uma em Constância.

Confira aqui os infetados/recuperados por concelho: