Pesquisar notícia
sexta,
03 mai 2024
PUB
ACES Médio Tejo

Médio Tejo com 46 infetados e 396 vigilâncias ativas (C/ÁUDIO)

9/02/2021 às 19:49
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo volta a ter números bem mais reduzidos do que a média do mês de janeiro e, nas últimas 24 horas, aponta para mais 46 novos infetados, elevando o total desde que começou a pandemia para 12 216 pessoas que foram infetadas pelo SARS-Cov-2.

De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo os 46 casos positivos foram registados pelos laboratórios em Abrantes (3), Entroncamento (4), Ferreira do Zêzere (4), Mação (1), Ourém (19), Tomar (8), Torres Novas (6) e Vila Nova da Barquinha (1).

O número de pessoas que recuperaram da Covid-19 é igual ao de ontem, ou seja, 7 697 pessoas passaram pela infeção e voltaram às suas vidas. De acordo com a Saúde Pública do Médio Tejo que já atualizou os dados relativamente ao número de óbitos no território, 307, o número de casos ativos é de 4 212.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, explicou os motivos pelos quais não eram divulgados os números de óbitos. E a explicação assenta, disse a médica, numa questão da divulgação de dados de concelhos com menos de três óbitos.

No que toca a vigilâncias ativas os números têm descido consideravelmente e acompanham, naturalmente a diminuição de casos positivos. Nas últimas 24 horas a Autoridade de Saúde mantém em isolamento profilático 396 pessoas em Abrantes (66), Alcanena (50), Constância (3), Entroncamento (18), Ferreira do Zêzere (12), Mação (13), Ourém (69), Sardoal (4), Tomar (39), Torres Novas (54) e Vila Nova da Barquinha (7).

Maria dos Anjos Esperança mostrou satisfação pela diminuição do número de casos, uma tendência que se mantém desde 28 de janeiro e que acompanha a tendência nacional. É o resultado do confinamento, diz a médica de saúde pública, que revela ainda a diminuição dos surtos em lares e instituições de idosos.

Maria dos Anjos Esperança revelou que no caso da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes o processo de estancar o surto correu muito bem porque os utentes infetados foram separados uns dos outros e, porque as funcionárias também fizeram muito bem o seu trabalho, com todos os cuidados.
Aliás, Maria dos Anjos Esperança deixou uma nota a todas as funcionárias de lares de idosos que estando infetadas, mas assintomáticas, aceitaram continuar a trabalhar com as alas de idosos positivos. Desta forma evitaram eventuais contágios em ambiente familiar e ajudara, e muito, as instituições. A coordenadora da Saúde Pública do Médio Tejo diz que estes casos foram transversais a todos dos concelhos desta unidade de saúde.

Maria dos Anjos Esperança

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.