Pesquisar notícia
quarta,
17 abr 2024
PUB
Pandemia

Covid-19: Médio Tejo com mais 775 contágios tem quase 6 mil casos ativos

6/01/2022 às 19:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A região do Médio Tejo voltou a registar mais de sete centenas de novos contágios com o coronavírus. O país registou novamente mais de 39 mil novos contágios e na região a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo (USPMT) deu conta de mais 775 novos casos positivos nos seus 11 concelhos. O total acumulado de casos positivos desde o início da pandemia é agora de 25.959 infetados.

Os laboratórios detetaram estes 775 casos em Abrantes (93), Alcanena (36), Constância (14), Entroncamento (103), Ferreira do Zêzere (57), Mação (16), Ourém (186), Sardoal (12), Tomar (110), Torres Novas (116) e Vila Nova da Barquinha (32).

De acordo com a última atualização geral de dados da região, feita a 31 de dezembro, há 423 óbitos relacionados com o coronavírus e 19.573 pessoas que recuperaram da infeção provocada pelo SARS-CoV-2.

Com estes 775 contágios reportados nesta quinta-feira o número de casos ativos no território dos 11 concelhos passou a ser de 5.963. Estes casos estão localizados em Abrantes (725), Alcanena (348), Constância (54), Entroncamento (600), Ferreira do Zêzere (394), Mação (184), Ourém (1.488), Sardoal (94), Tomar (960), Torres Novas (946) e Vila Nova da Barquinha (170).

No que diz respeito a vigilâncias ativas, ou seja, pessoas que têm de ficar em confinamento porque contactaram diretamente com infetados há a registar uma diminuição de 29 pessoas. Desde março de 2020 a USPMT já decretou confinamento a 14.648 pessoas e levantou esse confinamento a 13.350.

As 1.273 pessoas em confinamento estão localizadas em Abrantes (186), Alcanena (110), Constância (10), Entroncamento (109), Ferreira do Zêzere (44), Mação (251), Ourém (109), Sardoal (43), Tomar (157), Torres Novas (240) e Vila Nova da Barquinha (14).

Portugal registou 39.074 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 25 mortes associadas à covid-19 e um aumento nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

O relatório da situação epidemiológica da Direção-Geral da Saúde (DGS)aponta um novo aumento do número de pessoas internadas em enfermaria, contabilizando hoje 1.311, mais 60 do que na quarta-feira, e mais 15 nas unidades de cuidados intensivos, totalizando agora 158.

Os casos ativos voltaram a aumentar nas últimas 24 horas, totalizando 247.440, mais 8.342 do que na quarta-feira, e recuperaram da doença 30.707 pessoas, o que aumenta o total nacional de recuperados para 1.272.556.

Das 25 mortes - uma das quais na faixa etária dos 20 aos 29 anos -, 15 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, sete na região Norte, uma no Alentejo, outra no Algarve e uma nos Açores.

Principais medidas do Conselho de Ministros desta quinta-feira (6-1-2022)

Levantada imposição de testagem em algumas situações

Os cidadãos que tenham recebido a dose de reforço de uma vacina contra a covid-19 há mais de 14 dias deixam de ser obrigados a apresentar testes negativos para o SARS-CoV-2.

No que chamou "incentivo" para as pessoas irem novamente vacinar-se, António Costa indicou que quem não tem dose de reforço continuará a ter de apresentar teste negativo para visitas a lares de idosos ou doentes internados nos hospitais.

Os vacinados com dose de reforço deixam também de ser obrigados a testar-se para terem acesso aos grandes eventos, eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e a recintos desportivos.

 

Certificado digital obrigatório para acesso a restaurantes, hotéis ou eventos culturais

O acesso a espetáculos culturais e eventos com lugares marcados está a partir de segunda-feira condicionado à apresentação de certificado digital, que inclui ou teste de antigénio ou PCR negativo realizados nas 48 ou 72 horas anteriores, respetivamente, ou o esquema de vacinação completo.

O acesso a restaurantes e estabelecimentos hoteleiros vai estar também sujeito à apresentação do certificado digital.

 

Contactos positivos em ambiente de trabalho deixam de ser postos em isolamento

De acordo com uma nova norma da Direção-Geral da Saúde, o isolamento continua a aplicar-se "no caso de coabitantes com pessoas que testaram positivo", o que implica que "um contacto em ambiente de trabalho, desde que não seja coabitante, não determina o isolamento", especificou António Costa.

A nova norma, que entrou em vigor na quarta-feira, fez com que 267.315 pessoas tenham terminado ou visto reduzido o seu tempo de isolamento.

 

Escolas reabrem a 10 de janeiro

As escolas vão reabrir na próxima segunda-feira, com António Costa a considerar que "podem retomar a normalidade, tal como estava previsto".

Os alunos deixam de estar obrigados a isolamento quando houver um caso positivo na mesma turma e, nas próximas semanas, todos os professores, auxiliares e assistentes operacionais terão que fazer testes.

A testagem ocorre em paralelo com "a operação de vacinação que está em curso até ao dia 09 de todas as crianças entre os 05 e os 11 anos e do pessoal docente e não docente".

 

Teletrabalho passa de obrigatório a recomendado a partir de 14 de janeiro

O teletrabalho vai continuar obrigatório até 14 de janeiro, sendo recomendado a partir dessa data, no âmbito das medidas de combate à pandemia de covid-19.

Em dezembro, o executivo tinha determinado que o teletrabalho será obrigatório pelo menos entre 25 desse mês e 09 de janeiro.

 

Bares e discotecas reabrem no continente mas álcool na rua continua proibido

As discotecas e bares no território continental, que tinham sido obrigadas a fechar a partir de 25 de dezembro, podem reabrir no dia 14, mas quem entrar vai continuar a ter de apresentar um teste negativo.

O Governo continua a proibir o consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

 

Mantém-se controlo nos aeroportos até 09 de fevereiro

Os passageiros que aterrem nos aeroportos portugueses terão de continuar a apresentar um teste negativo para o SARS-CoV-2 e serão mantidas as sanções para passageiros e companhias aéreas que contrariem esta obrigatoriedade.

Desde 01 de dezembro de 2021, todos os passageiros que cheguem a Portugal por via área são obrigados a apresentar teste negativo ou certificado de recuperação no desembarque.

Os passageiros de voos domésticos, menores de 12 anos ou tripulações estão isentos de ter que apresentar estes testes.

 

Governo trabalha com autarquias ampliação de voto antecipado nas legislativas de dia 30

António Costa afirmou que está em curso com as autarquias a ampliação do voto antecipado, aumentando o número de mesas para votar no dia 23, defendendo que “é preciso segurança jurídica e assegurar a absoluta transparência do ato eleitoral” e as condições em que pessoas em isolamento poderão votar.

O Governo pediu ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República um parecer para que fique claro em que condições, ou se em alguma condição é suscetível da limitação do direito de voto pelo facto de haver isolamento profilático, seja de coabitantes, seja de pessoas que estejam infetadas”, disse.

O executivo vai também reunir-se com os partidos com representação parlamentar para debater a forma de organizar o voto e será dada prioridade para a dose de reforço da vacina a quem integre mesas de voto.

 

Declarações provisórias de isolamento disponíveis sem telefonema

Deixa de ser preciso telefonar para a linha SNS24 para obter uma declaração provisória de isolamento profilático.

Passa a ser possível emitir automaticamente uma declaração provisória de isolamento para os casos de pessoas infetadas com o vírus SARS-CoV-2 sem sintomas ou com doença ligeira, quer para contactos de alto risco.

 

Mais de três milhões inoculados com dose de reforço

Mais de três milhões de cidadãos portugueses receberam uma terceira dose de vacina contra a covid-19.

António Costa referiu que 89% da população já tem completo o esquema primário de vacinação e para os grupos etários acima dos 65 anos, há "uma cobertura de dose de reforço de 83%".

A média diárias de doses administradas está nas 84 mil e pode subir até 94 mil, afirmou António Costa, que destacou ainda a "subida muito significativa da testagem" verificada desde o início de dezembro, mês em que se realizaram "cinco milhões de testes", com um recorde de mais de 402 mil testes no dia 30 de dezembro.