Pesquisar notícia
quinta,
02 mai 2024
PUB
Covid-19

COVID-19: Médio Tejo com mais 7 infetados e 276 pessoas em vigilância (C/ ÁUDIO)

29/09/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo somou esta terça-feira, dia 29 de setembro, mais sete casos de pessoas que fizeram o teste positivo ao SARS-COV-2 atingindo um total acumulado de 737 pessoas que contraíram a doença COVID-19. Os casos reportados nas últimas 24 horas são quatro no Entroncamento, mas nenhum ligado ao surto do lar dos Ferroviários, de acordo com a delegada de saúde pública do Médio Tejo. Os outros casos reportados são dois em Alcanena e um em Tomar.

Ainda de acordo com relatório epidemiológico do Médio Tejo há, neste dia, mais 22 pessoas que entraram em vigilância ativa em contraponto com 11 pessoas que tiveram alta do seu estado de confinamento por serem contactos diretos de pessoas infetadas.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo disse à Antena Livre que há muita expetativa em relação ao arranque do ano escolar. No entanto, salientou que as escolas têm os seus planos devidamente coordenados para fazer face a eventuais contágios entre os jovens. A médica de saúde pública disse que as escolas têm indicações expressas para tomar as providências de colocar jovens em “isolamento” e têm ainda a indicação para que não “sejam escondidos casos que possam surgir”, sendo que o mais importante não é divulgar quem está infetado. O que é importante é tomar medidas de controlo de eventuais contágios.

Já em relação ao desporto, que começa este fim de semana com a primeira divisão distrital, Maria dos Anjos Esperança realçou que as entidades coordenadoras do desporto têm deixado todas as indicações aos clubes.

Maria dos Anjos Esperança

No que diz respeito às vigilâncias ativas, o relatório epidemiológico do Médio Tejo, há a registar 276 pessoas que estão obrigadas a confinamento por terem contactado infetados. Estas pessoas estão em confinamento em Abrantes (13), Alcanena (20), Constância (3), Entroncamento (47), Ferreira do Zêzere (11), Mação (9), Ourém (67), Sardoal (1), Tomar (29), Torres Novas (68) e Vila Nova da Barquinha (8). É mais um dia em que os 11 concelhos que integram o ACES Médio Tejo têm pessoas em vigilância ativa.

 

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.