Pandemia COVID-19: Médio Tejo com mais 2 casos ultrapassa a barreira dos 12 900 (C/ÁUDIO)
A região de saúde da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo (USPMT) tem nesta terça-feira o registo de mais dois infetados com o novo coronavírus. Com estes casos detetados no Entroncamento e em Torres Novas a região ultrapassou a barreira dos 12 900 casos desde o início da pandemia. Nesta terça-feira, de acordo com os números oficiais da autoridade de saúde, estão contabilizados, no total, 12 901 casos de pessoas infetadas com SARS-CoV-2 nestes 11 concelhos.
De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo (USPMT) com o mesmo número de recuperados (12 477) e óbitos (378) os casos ativos neste território são agora 46. Estes casos estão localizados em Abrantes (8), Alcanena (2), Constância (1), Entroncamento (8), Ourém (9), Sardoal (1), Tomar (5), Torres Novas (8) e Vila Nova da Barquinha (4). Os concelhos de Ferreira do Zêzere e Mação não têm qualquer caso ativo.
Já no que diz respeito a vigilâncias ativas há a registar mais 60 pessoas em confinamento por contacto de risco com infetados. Desde que começou a pandemia que a autoridade de saúde já decretou 7 782 confinamentos para isolamento profilático, com 7 631 a terem alta da quarentena.
Esta terça-feira, dia 18 de maio, o número total de pessoas em vigilância ativa no Médio Tejo, e com confinamento obrigatório, é de 157 pessoas em Abrantes (4), Alcanena (9), Constância (4), Entroncamento (54), Mação (5), Ourém (11), Tomar (2), Torres Novas (61) e Vila Nova da Barquinha (7). Ferreira do Zêzere e Sardoal não têm qualquer pessoa em confinamento por contacto com infetados com SARS-CoV-2.
Em Abrantes as contas da pandemia estão agora mais calmas. Depois de várias semanas com centenas de vigilâncias ativas o concelho tinha na manhã de 18 de maio apenas 3 pessoas em isolamento profilático e tem um um índice de 17 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, também já levaram a primeira dose de vacina mais de 15 mil pessoas e mais de 4 mil estão imunizadas com a segunda dose. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Abrantes na reunião do executivo municipal desta terça-feira.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19 e 386 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, além de uma descida nos internamentos, indica a Direção-Geral da Saúde.
De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, estão internados em cuidados intensivos 66 doentes, menos seis do que na segunda-feira.
Quanto aos internamentos em enfermaria, os dados oficiais indicam que estão hoje internados 233 doentes, menos 13.
As duas mortes ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo e nos Açores.
Os dados mostram ainda houve uma diminuição de 184 casos ativos de infeção, totalizando agora 21.997.
Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 842.767 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 17.011 mortes.
Relativamente ao número de novos casos, os valores de hoje são semelhantes aos registados nas últimas semanas, com oscilações diárias.
O número de contactos em vigilância pelas autoridades de saúde desceu em 129 totalizando agora 18.376.