Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Confinamento

Covid-19: Golegã e Odemira vão manter-se na 3.ª fase do desconfinamento - Governo

2/06/2021 às 18:16
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Golegã e Odemira vão manter-se na 3.ª fase do plano de desconfinamento, de 19 de abril, enquanto Arganil e Montalegre avançam para o nível de 01 de maio, juntando-se aos restantes concelhos de Portugal Continental, informou hoje o Governo.

Sem registo de concelhos a recuar no plano de desconfinamento, a reavaliação da situação epidemiológico e a atualização do mapa de risco da covid-19 teve em conta "os dados de hoje e as novas regras para territórios de baixa densidade", revelou fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros.

Na conferência de imprensa realizada após a reunião do Conselho de Ministros, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o primeiro-ministro, António Costa, disse que a atual matriz de risco se vai manter, mas vai passar a diferenciar os territórios de baixa densidade populacional, em relação aos restantes, que só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco atualmente fixado, ou seja, em vez de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes passam para 240 casos por 100 mil habitantes.

Assim, dos 278 concelhos de Portugal Continental, apenas dois - Golegã e Odemira - continuam sujeitos a medidas mais restritivas, enquanto a maioria (276) fica na 4.ª e última fase do atual plano de desconfinamento.

Em relação à semana passada, Arganil vai avançar diretamente da 2.ª fase, de 05 de abril, para a 4.ª fase, de 01 de maio, enquanto Montalegre sai do 3.º patamar, de 19 de abril, para se juntar à maioria dos concelhos do continente.

"Em termos globais, há basicamente uma estabilização" relativamente há semana passada, afirmou António Costa, em resposta às questões dos jornalistas, sem detalhar qual a atualização feita ao mapa de risco da covid-19, informação que foi enviada posteriormente.

Relativamente aos concelhos em alerta por registarem mais de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, Lisboa, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra mantêm-se nessa situação, a que se juntam Braga, Cantanhede e Castelo de Paiva.

No total, a lista dos territórios em alerta inclui seis municípios, menos um do que os sete registados na semana passada, após se verificar que Chamusca, Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva saíram desta situação epidemiológica.

Além da diferenciação para os territórios de baixa densidade, o Governo anunciou hoje duas novas fases de desconfinamento, uma a partir de 14 de junho e outra a partir de 28 de junho, com o alívio das medidas de restrição, inclusive no teletrabalho, no funcionamento do comércio e da restauração.

Para os dois concelhos que se mantêm na 3.ª fase de desconfinamento - Golegã e Odemira - as regras previstas permitem a abertura de todas as lojas e centros comerciais; restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo de quatro pessoas por mesa no interior ou seis por mesa em esplanadas), até às 22:30 nos dias de semana ou 13:00 nos fins de semana e feriados; cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos; e lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.

Nos municípios que estão na 4.ª e última fase do atual plano desconfinamento, situação que se aplica a 276 concelhos, é permitido que restaurantes, cafés e pastelarias possam funcionar, quer durante a semana, quer aos fins de semana, até às 22:30, com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e 10 pessoas por mesa nas esplanadas; comércio em geral pode estar aberto até às 21:00 nos dias de semana e até às 19:00 nos fins de semana e feriados; e espetáculos culturais têm como hora limite as 22:30.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.681.985 mortos no mundo, resultantes de mais de 171 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.026 pessoas dos 850.262 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa