Pesquisar notícia
sexta,
03 mai 2024
PUB
Covid-19

CHMT com 2% de testes positivos à Covid-19. Faixa etária mais afetada é a dos 30 aos 39 anos (C/ÁUDIO)

8/05/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Centro de Colheitas Drive Thru CHMT - DR: Antena Livre

Até ao momento, o Centro Hospitalar do Médio Tejo já realizou cerca de 4000 testes à Covid-19. Uma informação que tinha sido já avançada em entrevista ao Jornal de Abrantes e à Antena Livre pelo presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa.

No entanto, esta sexta-feira, 8 de maio, à margem da entrega de máquinas automáticas para desinfeção de mãos ao Centro Hospitalar pela empresa H.JDP, Carlos Andrade Costa desenvolveu esta questão, dando conta de que destes cerca de 4000 testes realizados pelo CHMT, apenas 2% deram positivo.

Um valor “muito tranquilizante”, disse, revelando no entanto que a faixa etária com maior número de casos positivos – dos testes feitos pelo CHMT – é a dos 30 aos 39 anos.

“A nós preocupa-nos, enquanto instituição de saúde, perceber que de uma forma muito sólida – não há aqui flutuações – a faixa etária que aparece sempre com maior número de casos positivos é aquela que vai entre os 30 e os 39 anos”, disse Carlos Andrade Costa.

Lembrando que de uma forma mais geral se associa o grande risco da pandemia aos idosos, que é “de facto, o grande alvo de proteção pela fragilidade da idade”, o responsável alertou que não pode ser descurada “independentemente da idade que cada um de nós tenha, a obrigação de medidas de auto proteção e de medidas auto contenção: é válida para qualquer faixa etária”.

Declarações de Carlos Andrade Costa, CHMT, esta sexta-feira, 8 de maio 

Sendo esta faixa etária dos 30 aos 39 uma daquelas em que se incluem “as pessoas que mais circulam, as pessoas que mais vida social fazem, as pessoas que se calhar têm a dinâmica de uma família jovem que vai e vem”, o presidente do Conselho de Administração do CHMT reforçou a ideia de que “é preciso ter consciência que, sendo a faixa com maior número de casos, nós todos temos que pensar se aquilo que estamos a fazer no nosso dia-a-dia, se aquele que está a ser o comportamento [de cada um] perante a pandemia, é o mais correto”.

Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do CHMT

Questionado pela Antena Livre acerca do aparecimento de novos casos de Covid-19 no concelho de Abrantes nos últimos dias – quatro novos casos esta semana -, Carlos Andrade Costa respondeu que é “natural que continue a haver casos (…) casos esporádicos acontecerão mais”.

No entanto, destaca que análise que deve ser feita é a de “olhar para a região como um todo" e perceber se os novos casos que vão surgindo se tratam ou não de cadeias de transmissão.

Neste momento, há cinco pessoas internadas no CHMT com Covid-19, pertencentes a faixas etárias mais avançadas.

Carlos Andrade Costa reforçou ainda a ideia de que "o desconfinamento não é o fim da auto disciplina e de medidas de contenção" mas sim o reforçar das medidas, visto que nesta situação aumenta o contacto com os outros.

Declarações de Carlos Andrade Costa, CHMT, esta sexta-feira, 8 de maio 

"Esse é um apelo importante que é preciso que as pessoas percebam: o desconfinamento não é entrar num processo de descontração”, concluiu.

 

Ana Rita Cristóvão