Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
covid

Bombeiros de Abrantes têm campanha de testes rápidos ao Covid-19 (C/ ÁUDIO)

21/12/2020 às 17:44
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os Bombeiros Voluntários de Abrantes irão realizar durante os dias 22, 23 e 24 de dezembro testes rápidos de antigénio ao Covid-19. Este teste é feito por zaragatoa na orofaringe (boca) e pode detetar a infeção em 48 horas após o contacto com alguém infetado, ou seja, sem que existam sintomas e o resultado é obtido em 15 minutos.
Aproveitando a altura do Natal e de forma a dar alguma segurança às famílias, os Bombeiros Voluntários de Abrantes juntaram-se à empresa local Implasystem, para fazer testes que têm a capacidade de detetar uma carga viral mínima, ou seja, detetar o vírus em pessoas assintomáticas.
“A segurança tem de ser feita a nível da proteção individual, do uso de máscara, do distanciamento. Os testes não servem para dar falsa segurança mas nós entendemos que se correr minimamente bem, vamos tentar fazer isto periodicamente”, assegura João Furtado Pereira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes. Neste momento já existem algumas pessoas inscritas, sobretudo famílias e empresas que aproveitam esta oportunidade para fazer testes de despiste.
O teste tem o valor de 15 euros sendo que um euro irá reverter a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes. “Foi a empresa que nos deu esse benefício, mas o objetivo essencial desta parceria é a massificação dos testes”, explica João Furtado Pereira.
Os testes poderão ser feitos nos dias 22 e 23 das 09h00 às 22h e no dia 24 das 09h00 às 14h00. Para poder efetuar o teste, basta ligar ou enviar mensagem para o número 962.051.984 e indicar qual o dia, hora e número de pessoas a testar.

João Furtado Pereira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes